
Quando o assunto é marketing, a primeira coisa que vem a nossa mente é vendas. Mas, com a ascensão dos meios digitais e o crescimento da autonomia do consumidor, as propagandas e anúncios publicitários perderam sua eficácia, e o setor de marketing precisou se reinventar. Segundo um estudo realizado pela eConsultancy, 80% dos consumidores buscam informações sobre empresa, produto ou serviço em sites e blogs, e não em anúncios.
Nesse contexto, as estratégias de marketing foram aperfeiçoadas e surge então o inbound marketing, ou seja, o marketing realizado “dentro” de um conteúdo, onde o foco é a relação entre a empresa e o cliente. Uma estratégia que consiste basicamente em despertar o interesse do consumidor a partir do que ela oferece e atraí-lo. Diferente das técnicas do marketing tradicional, chamado de outbound marketing, em que o consumidor é obrigado a ver um anúncio mesmo que não exista nenhuma proximidade entre eles.
A novidade está na capacidade que qualquer empresa possui de utilizar essa técnica. Pequenas empresas podem, sem muito investimento, usufruir dos benefícios dessa estratégia, que precisa apenas conseguir agregar conteúdo de qualidade e uma conversão real em vendas.
O primeiro passo é identificar os interesses do consumidor, por exemplo, através da análise das buscas realizadas pelos possíveis clientes na internet. E assim, traçar um perfil do público-alvo. Uma empresa alimentícia, por exemplo, analisando dados na internet pode se chegar à conclusão que seus clientes estão procurando receitas saudáveis para melhorar a sua qualidade de vida.
O segundo passo é produzir conteúdos que correspondam a essas necessidades dos clientes utilizando-se de artifícios como blogs, ebooks, podcasts, vídeos e outras formas de conteúdo on-line. Aqueles clientes que estavam à procura de receitas saudáveis, por exemplo, podem encontrá-las em um blog mantido por esta empresa alimentícia. Assim, será nutrida uma relação de proximidade entre o cliente que encontrou o conteúdo que precisava e a empresa que mantém o blog.
O inboud marketing não tem assim, o objetivo único de vender um produto, a venda será uma consequência. Seu principal objetivo é atrair o cliente e conquistá-lo. Os consumidores que forem atraídos pelo conteúdo produzido, são potenciais clientes que irão consumir com frequência um conteúdo e que serão educados naquele assunto. Assim, aquela empresa irá se tornar uma espécie de autoridade no assunto. Daí a eficácia e a importância do inboud no mercado atual.
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