
A tecnologia alterou a forma com que o consumidor se relaciona com a empresa na qual consome. Desse modo, recursos tecnológicos podem ser grandes aliados na hora de gerenciar uma empresa. Estratégias como big data, inteligência artificial e realidade virtual são assim, alternativas para uma gestão empresarial eficiente, até mesmo em pequenas e médias empresas.
Com um bom planejamento e um plano de negócios, a inovação garante que a empresa mantenha-se competitiva no mercado, até mesmo sem grandes gastos. As soluções em tecnologia, adequam-se às necessidades e ao tamanho da empresa.
“Hoje, há soluções mais baratas e tecnologias que conseguem ter um custo de acordo com a necessidade da empresa. No passado, existia muita preocupação quanto ao valor destinado para infraestrutura, máquinas e softwares. Agora, o grande ponto é que as soluções se adequam ao tamanho da empresa”, explica Eduardo Endo, diretor acadêmico dos MBAs da Fiap, em entrevista ao Exame.
Inteligência Artificial
Quase sempre gastos com Tecnologia da Informação não geram prejuízos, mas pelo contrário, é um investimento. Em pequenas empresas, em que poucas pessoas desempenham muitas funções, substituir algumas operações por sistemas informatizados contribui para a economia e eficiência do processo de produção. É o caso do chatbot e do Google Ads, por exemplo. O chatbot, ou “robô de chat” gerencia a troca de mensagens dentro de um site, e substitui cerca de quatro pessoas nesse processo. Já o Google Ads é uma ferramenta da Google que monta uma publicidade e leva até o público interessado.
Big Data
Saber quantas vezes uma pessoa fez uma nova aquisição ao longo de um ano, quais produtos comprou, ou qual o retorno exato de um determinado investimento dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Com o controle de dados é possível prever tendências, antecipar crises e definir qual o melhor público-alvo. Em um cenário em que a autonomia do cliente está maior, conhecer a jornada de compra é essencial para a produção de uma mensagem que atenda as necessidades do cliente.
Reconhecimento Facial
A tecnologia de reconhecimento facial tem se popularizado nos últimos anos, devido ao seu barateamento. Diferentes plataformas têm sido utilizadas com diversas atribuições, entre elas a realização de pesquisas de satisfação e até identificação do consumidor, como é o caso do SPC aqui no Brasil, que disponibilizou em julho deste ano uma plataforma para o os comerciantes identificarem traços do consumidor e validar sua identidade.
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