Notícias

O AUMENTO DA DEMANDA DE SERVIÇOS DIGITAIS CAUSADO PELO ISOLAMENTO SOCIAL

O isolamento social causado pela pandemia do vírus COVID-19 está gerando uma série de mudanças no cenário dos serviços digitaisuma vez que mesmo sem poder sair de casa, as pessoas continuam a precisar de uma série de produtos e serviços em seu dia-a-dia.

Além disso, muito do que era antes feito presencialmente, agora é feito à distância, como a frequência em cursos, a execução de rotinas de trabalho ou mesmo uma simples compra, atividades que ao serem feitas sem sair de casa, evitam a exposição das pessoas ao vírus.

A maior procura por serviços digitais

Mesmo sendo uma medida recente, o isolamento social já apresenta uma mudança no modo como as pessoas se relacionam e realizam suas atividades. Dados da Embratel, por exemplo, apontam que o tráfego de dados na rede móvel subiu 20% em virtude do isolamento.

Além disso, de acordo com pesquisa feita sobre o crescimento das vendas em e-commerce pelo NZN Intelligence, enquanto 49% dos brasileiros consideram a reavaliação de seus gastos, 71% afirmam que aumentarão suas compras pela internet durante o período de isolamento social causado pelo coronavírus

Por isso, se antes já era importante estar bem inserido no mundo digital, agora essa é uma condição indispensável para aquelas empresas que desejam evitar grandes perdas e dar continuidade aos seus negócios mesmo em meio à crise.

Ademais, vale lembrar que todas as crises já assistidas pelo mundo foram responsáveis por provocar mudanças profundas e que puderam ser vistas mesmo depois do término dos períodos turbulentos, como comprova a história e seu materialismo.

Hoje, por exemplo, com a necessidade de permitir que os trabalhadores desempenhem suas funções sem sair de casa, o chamado home office, já se fala em como muitas empresas, mesmo após o isolamento, continuarão a oferecer essa possibilidade aos seus colaboradores.

Como se preparar para as novas demandas

As mudanças acarretadas pela crise mundial imposta pelo surgimento e transmissão do COVID-19 exige que empresas de todos os portes modifiquem sua forma de trabalho e passem a oferecer seus produtos e serviços à distância, uma vez que o isolamento já é uma realidade.

Assim, as principais atitudes que devem ser tomadas por ela são:

  • A melhor organização e otimização dos websites, que devem conter o máximo de informações possível e disponibilizar canais online de atendimento não apenas durante, mas também antes e depois da realização das vendas;
  • A criação de links entre plataformas digitais, como redes sociais, e-mail e site para que seja mais fácil vender e se comunicar com os clientes. Além disso, a maior variedade de canais estimula a confiança dos consumidores com relação à empresa;
  • Maior profissionalização dos serviços digitais, pois como os clientes não poderão ir até a sede física da empresa, o atendimento, website e perfis em redes sociais se tiverem aparência amadora ou não atraente farão com que a empresa deixe de ser procurada;
  • Oferecimento de conteúdo online, como cursos, guias, e-books, manuais, artigos, digitalização de livros, etc., que colaboram não apenas para aumentar o fluxo nas páginas, mas também para melhor posicionar a companhia nos motores de busca;
  • Atualizações constantes nas páginas da empresa (site e loja virtual). Novamente é preciso lembrar que os clientes não poderão “passar em frente a loja” e ver que ela está em funcionamento, por isso é no meio digital que isso deve estar claro;
  • Utilização de chatboots, sistema interno (intranet), videoconferências e outros meios digitais para efetivação das rotinas laborais da empresa. Essas ações são essenciais para que mesmo à distância o negócio continue em funcionamento;
  • Adequação de todas as mídias digitais para os variados suportes que permitem seu acesso. Ou seja, o site, blog e demais plataformas devem funcionar e carregar rapidamente em computadores, smartphones, tablets, etc.

Crescimento em meio à crise

A Agência GV8 conta com um time completo de profissionais prontos a dar todo suporte para que as empresas enfrentem esse momento de crise de forma mais tranquila e sem reduzir sua lucratividade.

O time formado por publicitários, designers, programadores e gerentes de projetos está sempre à disposição para sanar dúvidas, aprimorar e explorar os serviços digitais da sua empresa para o atendimento das novas demandas do mercado.