Notícias

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

As empresas precisam compreender que nesse período de pandemia, a comunicação corporativa  é vital para manter, retornar e fazer crescer seus negócios, durante e após o período de quarentena.

Não é aconselhável parar com as boas práticas da comunicação empresarial, muito pelo contrário, agora é o momento de ser fazer presente. 

É preciso demonstrar que a empresa reconhece as dificuldades desse período e está solidária com todos – colaboradores, clientes e sociedade – como também  deve propor novas formas de oferecer seus produtos e serviços utilizando a tecnologia e os recursos disponíveis.

Nesse cenário, quanto mais clara e objetiva for a comunicação empresarial – interna e externa – melhor será os resultados obtidos. Não é necessário grandes investimentos, mas é necessário intensificar essa comunicação.  

Vamos começar tratando sobre a atuação da comunicação corporativa e algumas práticas importantes.

 

Comunicação corporativa e sua importância geral.

 

A comunicação é a ferramenta pela qual todos nós tornamos comuns nossas realidades, desejos, concepções e conhecimentos. Quando nos comunicamos, colocamos nossa realidade em contato com a realidade de quem recebe a mensagem.

Apenas pensando na função da comunicação como um todo, já podemos imaginar qual a sua importância no meio corporativo: a comunicação corporativa tem a importância de tornar comum a realidade da empresa ao público interno e externo.

A comunicação corporativa é, portanto, uma necessidade de toda empresa. Ela permite a melhor interação entre  seus meios internos e externos, atingindo clientes, parceiros, outras empresas, fornecedores e imprensa.

 

Amplia-se o valor da comunicação corporativa em tempos de pandemia.

 

Em tempos de pandemia brilha com maior intensidade o valor da comunicação corporativa. Afinal, nestes tempos há uma grande necessidade de que todos acessem informações verdadeiras e se posicionem da melhor forma diante delas.

A comunicação corporativa é o que permite que haja circulação de conhecimento, dados e estratégias entre as empresas. O COVID-19 vêm se dispersando rapidamente e, portanto, rápida deve ser a criação de estratégias para esse cenário.

Nesse sentido, procuraremos compreender nesse texto três práticas de comunicação corporativa que podem se mostrar muito valiosas no contexto pandêmico no qual nos encontramos. Confira.

 

3 fatores práticas de comunicação corporativa positivas em tempos de pandemia

 

1 – Usar com inteligência o sistema de e-mail corporativo

 

A utilização de e-mail marketing em uma empresa é uma grande ferramenta para a comunicação corporativa nesses tempos, nos quais muitos estão em quarentena: a necessidade de adquirir informação e se comunicar virtualmente é amplificada.

Através do e-mail corporativo a empresa pode comunicar suas medidas, planos e estratégias observando a reação de seus colaboradores em suas respostas. Isso permite que as decisões sejam tomadas com maior apoio consensual.

Estar presente onde o seu cliente está e prospectar novos clientes é possível ao aplicar corretamente as técnicas de e-mail marketing. Lembrando da importância da empresa evitar uso de e-mail que não indique sua empresa. Opte por usar e-mail que tenham essa estrutura, por exemplo:  ” comercial@nomedaempresa.com.br” ou “vendas@nomedaempresa. com”, ou ainda, “patricia@nomedaempresa.ind”.

 

2 – Site – a vitrine de sua empresa

 

Um site bem-apresentado é aquilo o que permite que a empresa mostre uma cara limpa e esteticamente agradável ao público. Quando bem apresentado o site, torna-se fácil que o público adquira a informação que busca.

Isso faz parte da comunicação corporativa. Outras empresas também podem acessar o site e entender que tipo de serviços a empresa oferece e que tipo de necessidades pode ter, buscando estabelecer parceiras e vínculos comunicativos.

Um site moderno e com boa navegabilidade é um canal para a ampliação da rede de network da sua empresa que quando é bem estabelecida, torna mais fácil a criação de estratégias para momentos críticos, como é o de uma pandemia.

Para a criação e hospedagem de um site, que atraia a clientela e facilite o estabelecimento de uma boa comunicação corporativa, conte com a GV8. Somos referência nesse serviço, que é o carro-chefe e nossa empresa.

 

3 – Comunicação entre empresas de ramos diferentes – Parcerias

 

Através da comunicação corporativa torna-se possível que haja comunicação entre diferentes empresas, de diferentes ramos. E esta é também uma prática que fortalece as estratégias e a coesão entre as empresas envolvidas.

Saber quais são os dos que circulam entre as outras empresas, que estratégias elas estão adotando, quais delas estão obtendo sucesso, e quais estão fracassando, perdendo ou ganhando credibilidade com o público é fundamental.

Aprender com os erros e acertos nas estratégias dos outros, e afinar as posturas entre diferentes empresas traz mais solidez para as novas estratégias adotadas em conjunto. E isso se consegue através dessas boas práticas de comunicação corporativa.