
Cada vez mais empresas de todos os segmentos procuram pela sacada de mestre no nível de relacionamento com o cliente. Nesse sentido, o atendimento via chat é uma das ferramentas mais eficientes para estabelecer um diálogo direto e até mesmo um vínculo duradouro.
Sobretudo, o chat pode, além de otimizar, aumentar de forma significativa os resultados das estratégias de relacionamento com o cliente, fornecendo o elemento principal para que elas sejam implantadas: a informação privilegiada fornecida pelo cliente durante o atendimento.
Atuar a partir de estratégias de relacionamento padronizadas que seguem a tendência do mercado ou modelos utilizados por empresas do mesmo segmento pode ser eficiente para criar um vínculo com o cliente.
No entanto, estratégias direcionadas a um perfil de cliente específico, elaboradas a partir de informações fornecidas durante o atendimento por chat com o cliente pode converter resultados mais expressivos e assertivos.
Quer saber um pouco mais sobre as estratégias de marketing digital – leia esse artigo: 5 TENDÊNCIAS IMPACTANTES PARA O MARKETING DAS MARCAS
Aliado a estratégias de relacionamento, o chat é utilizado como ferramenta para viabilizar inúmeros benefícios:
Os sistemas de chat são cada vez mais utilizados em todos os segmentos do mercado e tratados não somente como uma importante ferramenta em estratégias de relacionamento com o cliente, mas como um legítimo assistente de vendas.
Inicialmente utilizado com o intuito de fornecer suporte no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas, o chat permite proporcionar uma melhor experiência de compra a partir do momento em que se conhece as necessidades do cliente.
Portanto, o atendimento via chat não deve servir como uma ferramenta acessória às estratégias de relacionamento com o cliente e conversão de vendas, mas como uma carta na manga em tempos de crise, quando o atendimento físico se torna inviável.
O aperto de mãos que é um gesto muito apreciado como sinônimo de acordos duradouros, em tempos de isolamento social cede lugar ao distanciamento como prova de respeito e afeto. E é onde o chat se torna imprescindível como ferramenta e forte estratégia de marketing.
Além de permitir o acesso instantâneo às necessidades do cliente, o chat pode agilizar o processo de vendas e auxiliar com um atendimento mais ágil. Para investir nessa ferramenta, basta escolher o tipo de chat que melhor se adapta ao perfil da sua empresa:
Com o recurso machine learning, as informações fornecidas pelo cliente no chat podem alimentar a base do sistema e promover soluções mais específicas no próximo atendimento à mesma necessidade.
Para ampliar a oferta de soluções, o chat online pode ser associado aos chatbots, após um atendimento de triagem por chatbots ou em horário específico, deixando os chatbots ativos quando não houver atendente disponível.
Na conversão de vendas, os chats se mostram essenciais, uma vez que cada vez mais o consumidor atribui importância à sua experiência ao contatar a marca, de modo que o preço e a qualidade do produto não sejam os únicos requisitos que influenciam a decisão de compra.
A utilização de chats também é uma excelente forma de aumentar a confiabilidade na marca a partir da disponibilidade em atender o cliente, que passa a ter mais confiança na marca.
Um bom exemplo da interatividade que um aplicativo pode proporcionar é o JivoChat, uma plataforma completa e eficiente. Projetado para adaptar-se aos mais diversos sistemas como WordPress, Nuvemshop, Wix, Hotmart, entre outros. Esse aplicativo oferece agilidade no atendimento via chat, integração e a organização das informações obtidas na interação com o cliente.
A GV8 é uma empresa especializada em Marketing Digital e sua experiência no segmento permitiu o contato com diversos aplicativos e inovações. Por isso, optou pela parceria com a JivoChat por classificar esse aplicativo como mais eficiente para atender os mais diversos negócios na internet.
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