
Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, o mês de abril registrou crescimento do e-commerce em 81% quando comparado ao mesmo período do ano passado, resultado demonstrado na pesquisa feita pela Compre & Confie.
A verdade é que o que antes era um dentre diferentes canais para realizar compras, o comércio virtual se tornou, em muitos casos, a única alternativa para vender e adquirir produtos e serviços. Não por acaso, muitas empresas migraram para as vendas na internet.
Se desejar saber como manter a empresa ativa – leia esse artigo: Como manter minha empresa ativa em meio à quarentena
Apesar da gravidade da situação pela qual o mundo está passando, pode-se observar que, na história da humanidade, grandes mudanças são motivadas por eventos extremos, que transformam a mentalidade das pessoas e a maneira com a qual elas interagem com o meio.
O crescimento do e-commerce é resultado dessa transformação, pois muitos consumidores que tinham receio em comprar pela internet, hoje, enxergam essa possibilidade não apenas com interesse, mas como uma forma segura, ideal, de adquirir bens.
Por isso, é preciso atentar-se para algumas lições e números importantes do mês de abril:
Saindo um pouco da esfera nacional, a multinacional Accenture conduziu uma pesquisa com mais de 3 mil consumidores e constatou que, devido ao isolamento social, a busca pelo digital está sendo cada vez mais adotada por diferentes públicos, dos mais jovens aos mais idosos.
Outra boa notícia é que essa é uma tendência que vai continuar a crescer mesmo após a pandemia, pois muitos que tinham receio de comprar pela internet já o fizeram e o índice de satisfação entre os consumidores online é alto.
Um dado interessante que a pesquisa da Accenture demonstrou é que a pandemia despertou nos indivíduos uma maior preocupação com a saúde física e mental e é cada vez mais comum encontrar pessoas que passaram a se exercitar, ler e fazer terapia em casa, por exemplo.
A maior consciência para consigo mesmo termina por despertar uma maior responsabilidade para com o meio e muitos entrevistados afirmaram que estão fazendo escolhas mais sustentáveis ao comprar (45%) e estão comprando mais preocupados com a saúde (50%).
As mudanças na mentalidade e comportamento de compra do consumidor influem diretamente as ações a serem realizadas pelas empresas que desejam atingi-los, por isso, é essencial preparar o comércio virtual para atender essas novas demandas.
Empresas que ainda não migraram para as plataformas digitais e não prepararam seu e-commerce para ‘receber os clientes’ precisam fazer isso o quanto antes, afinal, o crescimento do setor é promissor e terá continuidade nos próximos meses.
Já os estabelecimentos que contam com uma loja virtual devem investir em seu aprimoramento e aproveitar datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Namorados, para aumentar o faturamento e o ticket médio .
O planejamento é uma etapa importante para que as ações em Marketing Digital sejam direcionadas para o público correto e com a aplicação das estratégias mais eficientes.
Ter uma loja virtual na internet, não é o suficiente para alavancar as vendas. É apenas o primeiro passo.
É preciso selecionar as estratégias de divulgação da loja nos mais diversos canais disponíveis na internet. A seleção dos canais mais indicados, da linguagem a ser utilizada com o público, do conteúdo a ser divulgado e como vencer a concorrência são ações importantes do Marketing Digital.
Você pode conhecer um pouco mais sobre a divulgação do e-commerce nesse artigo: 04 Dicas Infalíveis para divulgação de e-commerce
Muitas empresas estão iniciando no e-commerce, nesse momento para não desperdíçar seus investimentos em ações pouco efetivas e importante contar com a parceria de uma agência especializada, como a GV8 Sites e Sistemas.
Cuidar de mídias sociais, enviar e-mail marketing, otimizar os conteúdos da loja, melhorar o posicionamento nos buscadores, realizar promoções, fazer divulgação paga, manter atendimento via chat, são algumas das açoes necessárias para alavancar as vendas do e-commerce.
Expandir os negócios na internet requer trabalho e acompanhamento para alcançar o maior número de pessoas possíveis interessadas em seus produtos ou serviços, gerar engajamento e conversão em vendas. Aqui no blog temos várias dicas e informações úteis para aumentar seu conhecimento e se desejar pode conversar com um de nossos especialistas. Confira.
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