
A política de privacidade dos grandes servidores de serviços e plataformas digitais tem se tornado gradativamente um assunto de grande relevância, seja pela preocupação dos usuários quanto à segurança de seus próprios dados, seja pelas multas pesadas que esses sites têm recebido.
A este respeito, recentemente foi anunciada uma nova configuração de privacidade do Google, pelo CEO da empresa, Sundar Pichai. E neste texto, iremos compreender melhor quais tipos de dados são armazenados pelo Google, e o que vai mudar a partir de então.
Empresas como o Google e o Facebook recebem de nós, usuários, um grande volume de dados e informações que podem ser banais (como gosto musical, padrão de compras), ou até extremamente pessoais como nossa localização, deslocamento, e laços familiares.
Estes dados são usados por estas empresas para que elas possam traçar um perfil do usuário, compreendendo melhor como classificá-lo quanto à sua faixa etária, gostos, educação, posicionamentos, e assim por diante.
É evidente que o assunto da privacidade dos dados dos usuários das plataformas oferecida por essas empresas tem uma grande importância e deve ser tratado com clareza e responsabilidade.
É por isso que os olhos da opinião pública, e até mesmo de empresas privadas, têm se voltado para essas questões. E agora, como uma reação, as políticas e configurações de privacidades de dados de empresas como essas têm sido revistas.
O Google Maps, uma ferramenta tão rotineira que nos ajuda a transitar de um lugar para outro, receber orientações nas ruas e encontrar os estabelecimentos que precisamos, além de fazer tudo isso, também coleta nossos dados de localização e deslocamento.
Com este recurso, o Google Maps consegue saber os lugares que mais frequentamos, os caminhos que mais fazemos, e assim por diante.
O Google Chrome é, sem sombra de dúvidas, um dos navegadores mais leves e eficientes disponíveis gratuitamente para quem quiser usar. E está muito presente tanto nos computadores quanto nos celulares.
Como este navegador costuma estar logado numa conta do Google, toda a pesquisa e navegação fica também registrada nos arquivos desta empresa.
O Gmail é o serviço de e-mails do Google, muitíssimo popular entre os usuários pela sua praticidade e gratuidade. Os dados que passam por ele também são recolhidos cuidadosamente pelo Google, que consegue traçar um histórico de compras do usuário.
O Youtube, ferramenta de streaming de vídeo comprado pelo Google em 2006, também coleta nossos dados de pesquisa e visualizações. Conseguindo compreender quais nossos gostos musicais, artísticos, políticos e tudo o mais o que se possa transmitir por ele.
Até agora todos esses dados eram constantemente coletados e salvos num grande registro das atividades do usuário. E é isso o que possibilita ao Google continuar nos oferecendo propagandas personalizadas e as melhores respostas às pesquisas.
Agora, com a nova configuração de privacidade do Google, os usuários terão seus dados limpos a cada período de 18 meses após a coleta da informação, assim os dados continuam sendo usados para facilitar as buscas e propagandas personalizadas.
A divulgação de seu negócio na internet sofre os impactos dessa nova configuração de privacidade e para que as consequências sejam positivas é importante que as estratégias de marketing digital estejam bem alinhadas.
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