
O catálogo digital de produtos é a disponibilização online dos produtos comercializados por um e-commerce. Nele estão agrupadas as informações mais relevantes sobre as mercadorias e também as que podem contribuir para que o cliente se decida pela compra.
Não é difícil entender a importância em ter um bom catálogo digital de produtos quando se tem em mente que é por meio dele que os clientes terão acesso às mercadorias do seu e-commerce, conhecerão as promoções, combos e lançamentos.
Logo, se o catálogo não está bem organizado e claro, ele termina por influenciar negativamente o andamento do seu negócio e as chances reais de concretização de vendas. Um catálogo com layout antiquado ainda pode transmitir a imagem de que sua empresa não está atualizada.
Basta imaginar que o catálogo digital funciona como uma vitrine para os seus produtos. Assim sendo, se essa vitrine está mal organizada, incompleta ou pouco atrativa, os clientes não se sentem incentivados a comprar e, na internet, não há um vendedor para argumentar com eles.
A equipe de profissionais da agência GV8 estão sempre por dentro das estratégias que podem favorecer o sucesso do e-commerce, por isso vale atentar-se para suas dicas:
É indispensável que o produto seja acompanhado de informações relevantes para que os clientes saibam mais sobre ele e se devem comprá-lo ou não. Detalhes como cor, peso, tamanho, material de fabricação, marca do fabricante, modo de usar, etc. são essenciais;
Algumas informações podem ser acrescidas para que os clientes se decidam mais rapidamente pela compra, como vantagens e benefícios oferecidos pelo produto, possibilidades de combinação e indicações, as quais fazem com que os indecisos optem por sua aquisição;
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Informações sobre pagamento, valor, formas de envio e prazos também devem estar claras. Além disso, é possível sinalizar no catálogo quantas unidades há de cada produto, um dado que pode ou não ficar disponível para os clientes, a depender da estratégia de marketing adotada;
Um bom catálogo é bem organizado. Logo, se sua empresa vende diferentes tipos de produtos, é indicado separá-los por categoria ou classe. Também é possível sugerir possíveis combinações entre peças para incentivar vendas casadas e aumentar ticket médio dos clientes;
Não é só ter um catálogo, é preciso que ele seja fácil de ser utilizado, do contrário os clientes não conseguirão encontrar os produtos ou mesmo navegar entre uma página e outra. Ter botões e um menu claro de navegação, além de instruções resumidas e objetivas é muito importante.
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O catálogo digital de produtos não serve apenas para os clientes, mas também contribui para uma boa gestão da loja. Por meio dele é muito mais fácil atualizar os estoques, gerir as mercadorias disponíveis, traçar e verificar métricas de vendas e identificar mercadorias que fazem sucesso e outras que encalham no estoque.
O catálogo também torna ações de padronização e otimização mais simples e diretas, por isso é indispensável que ele seja atualizado em todos os marketplaces utilizados pelo seu e-commerce. Essa atualização também inclui ações que visem garantir a identidade visual.
Deste modo, seus clientes poderão reconhecer sua loja em quaisquer sites de venda, redes sociais e plataformas nas quais seus produtos são oferecidos, o que tornará seu negócio cada vez mais conhecido nas redes e irá impulsionar as vendas.
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