
A acessibilidade digital visa garantir que o ambiente virtual não tenha barreiras para acesso e usabilidade de qualquer pessoasindependentemente de suas dificuldades.
Investir na acessibilidade digital significa pensar seus canais digitais para eliminar barreiras de acesso por pessoas com algum tipo de deficiência. Isso pode ser feito ao implementar ferramentas e buscar soluções que melhorem a experiência destes e de outros usuários.
Incorporar a acessibilidade digital à sua marca traz uma série de benefícios. O primeiro deles é abordar com mais eficiência este público: vale lembrar que cerca de 15% da população mundial é portador de uma ou mais deficiências. Mas há, ainda, outras vantagens.
A equipe da GV8, agência de marketing e soluções digitais referência no mercado, preparou este artigo com tudo que você precisa saber sobre as vantagens e modos de implementação de canais digitais mais acessíveis e plurais.
Para implementar ferramentas que atendam demandas específicas relacionadas a deficiências é preciso conhece-las. As mais frequentes são:
Ainda há dificuldades de acesso relacionadas à tecnologia, como internet lenta e uso de monitores pequenos e com baixa definição, mas este é assunto para outro artigo.
Pensando no público com deficiência, é preciso ter mente que as ferramentas a serem criadas devem permitir que ele tenha acesso às mesmas informações que públicos que não o são tem. Alguns exemplos práticos são:
A acessibilização de informações e o estímulo à inclusão de grupos historicamente marginalizados são demandas cada vez mais urgentes e que merecem atenção. Como visto, ações simples podem proporcionar um acesso qualitativamente melhor aos usuários.
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Apostar na acessibilidade digital traz muitas vantagens para sua empresa e marca:
Numericamente, mais pessoas terão não apenas acesso aos seus canais digitais, mas poderão consumi-los com mais qualidade. De acordo com dados coletados pela pesquisa da Click-Away Pound, quase 70% dos entrevistados parou de navegar por um site por falta de acessibilidade.
Mais público também implica na maior chance de vender e tornar sua empresa conhecida nas redes. Por isso, é importante investir em conteúdos acessíveis mesmo nas redes sociais. Outra vantagem é que atentar-se para este público também é uma bandeira valorizada no mercado.
Por fim, gerar engajamento com o publico PCD é uma forma de demonstar a importância que sua marca atribui a causa. Uma boa dica é publicar conteúdos explicando como seu canal digital possui ferramentas de acessibilidade e, assim, popularizar essa ação.
As ações de Marketing digital precisam também considerar esse público para aproximá-lo das novas ferramentas disponiveis no seu e-commerce e da sua marca.
A melhor experiência em navegabilidade e usabilidade do site ou da loja virtual será responsável por reforçar a preocupação de sua marca em tornar o mundo mais acessível para todos.
Mesmo que seu e-commerce ou o seu site já esteja em funcionamento é possível adaptá-lo as tecnologias voltadas à acessibilidade. Se está pensando em criar sua loja virtual ou site então já inclua essa diretriz no seu planejamento. Lembrando que existe legislação sobre esse tema.
Algumas ferramentas são bem conhecidas do público em geral, como comando por voz. Mas, há outros recursos que podem ser utilizados e/ou adaptados. Nesse momento, a ajuda especializada é importante. Aqui na GV8, nossos profissionais estão sempre atualizados com as melhores práticas para navegabilidade e usabilidade para sites e e-commerce.
O cuidado com a acessibilidade digital em seu negócio é muito mais do que apenas gerar engajamento com a sua marca, é também uma atitude de responsabilidade social. Pense nisso!
E conte com a nossa equipe para adequar seu e-commerce ou site e para definir novas estratégias em Marketing Digital para o público PCD.
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