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REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NO METAVERSO

Será que existe realidade aumentada e realidade virtual no metaverso?

Apesar de pertencer ao mesmo campo tecnológico e de informática, realidade aumentada e realidade virtual não são a mesma coisa, porém ambas compartilham um mesmo objetivo: simular a realidade através de diferentes dispositivos mediados pela tecnologia.

O Metaverso, por sua vez, engloba esses e outros elementos possibilitados pela informática e pela internet, e possui sua própria forma de interação, por meio de redes sociais, seu próprio dinheiro, as criptomoedas, seu entretenimento, os jogos online, dentre outros elementos pertencentes à nossa realidade, mas acessados e elaborados de um novo modo: o digital.

 

A Realidade aumentada e Realidade virtual

 

A realidade aumentada e realidade virtual são tecnologias avançadas pensadas para interagir com os usuários. Isso significa que, ao recriar a realidade, serão adicionados ou aplicados elementos que provoquem no usuário o reconhecimento de estar nela, apesar de ser virtual.

Porém, elas têm diferenças entre si que orientam suas melhores aplicações. Vamos a elas:

  • A realidade aumentada utiliza elementos do mundo real do usuário para criar, a partir deles, objetos virtuais.

Por exemplo, pense em um aplicativo que te permite testar diferentes cortes de cabelo. Ele captura uma foto do seu rosto (objeto real), a reproduz e adiciona elementos, como franja, trança, cores diferentes (objetos virtuais);

  • A realidade virtual não captura elementos do mundo real, pois o usuário é inserido num mundo inteiramente virtual. Para perceber essa realidade, são adicionados elementos como sons, efeitos visuais, de movimento e táteis, como os videogames VR.

Por seu próprio modo de funcionamento, a realidade aumentada e realidade virtual exigem o uso de dispositivos específicos para serem aplicadas. Esses fatores devem ser considerados, pois podem criar limitações aos usuários:

  • A realidade aumentada requer um dispositivo com sistema operacional que permite a instalação de aplicativos e/ou tenha acesso à internet, como smartphones e tablets, além disso eles demandam o uso de ferramentas simples, como câmera e teclado;
  • A realidade virtual é mais exigente e demanda o uso de dispositivos como óculos de realidade virtual, luvas, mouse, monitor, microfone etc. Logo, é comum que para ter acesso a elas, os usuários tenham que se dirigir a outros locais.

Vale apontar que ambas as tecnologias só foram possíveis como resultado dos avanços nas áreas da informática, da robótica, além de sistemas físicos e virtuais que permitem conexões mais rápidas de quantidades cada vez maiores de tráfego de dados.

Nesse universo de possibilidades tecnológicas fique por dentro das mudanças que vão sendo apresentadas, como as que vão surgir com a chegada do 5G.

 

O Uso das Tecnologias pelo Mercado

 

Claro que a realidade aumentada e realidade virtual não apenas possibilitam aos usuários uma nova forma de interação com outra realidade e também entre si, pois o Metaverso é interativo, mas também às empresas em contatar, conquistar e atender clientes novos e antigos.

Como vimos, o Metaverso tem diferenças básicas com relação as essas duas realidades. Ele é um mundo que pode ser compartilhado e explorado sem limites mesmo não estando conectados a internet.  Avatares, terrenos virtuais, criptomoeda própria são recursos a disposição dos usuários. Não é uma simulação de um universo virtual como acontece com a RV, ele é um ambiente constante que não acaba quando os dispositivos são desligados como acontece com a realidade virtual.

Quer saber mais sobre o metaverso? Leia o artigo “Metaverso – o que você precisa saber”

 

Aplicações Práticas para os Usuários

 

As companhias têm ficado de olho para incorporar a realidade aumentada e realidade virtual em seus negócios e oferecer uma experiência mais positiva e eficiente aos consumidores. Alguns exemplos práticos:

  • A Ikea oferece um aplicativo de realidade aumentada na qual você pode simular a presença de peças de mobiliário em sua casa, como um sofá ou um armário. Basta apontar a câmera do celular para o local do cômodo e visualizar um sofá lá;
  • Para fins educacionais e de entretenimento, aplicativos como o Google Sky Maps permite que, ao apontar a câmera para o céu, seja possível ver as constelações visíveis de seu ponto de observação;
  • Aplicativos de imobiliárias que permitem fazer um tour por imóveis e bairros, por apartamentos que ainda estão na planta e permitem que os usuários interajam com o espaço, como abrir portas, janelas, mudar elementos de lugar, ver a vista da varanda;
  • Na formação de profissionais, a realidade virtual pode ser usada para simular ambientes e situações pelas quais passarão no trabalho, como ver o interior de uma célula ou mesmo decidir elementos de uma planta ou projeto.

As mudanças tecnológicas estão criando um cenário de inovações que abrem portas para novas formas de empreender no ambiente virtual. 

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