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Tendência em supermercado on-line avança

Imagine abastecer sua dispensa sem sair de casa, fazendo suas compras via internet. Em países como Japão e Reino Unido, essa já é uma realidade bastante comum. 

O mercado on-line de produtos alimentícios está se expandindo globalmente. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Marketing e a Nielsen, as  vendas de supermercado on-line nos EUA poderá chegar a 100 bilhões de dólares até 2025.

No Brasil, a participação do consumidor on-line nesse setor é de 0,5%, enquanto que nos EUA chega a 2,8% e na Coreia do Sul, a 17%. Nos EUA, esse número permanece estável desde 2015, o que mostra que o consumidor tem se aventurado nesse mercado, mas por outro lado, o setor precisa de inovação.

Dessa forma, diante de um cenário promissor o desafio é encontrar formas economicamente viáveis para realizar entregas de produtos em boa qualidade e com um custo logístico satisfatório.

Amazon, líder americana de comércio on-line comprovou através de seu sucesso, que o caminho a seguir, é separar os produtos frescos dos secos. Para os secos, a empresa segue o mesmo caminho que para outros tipos de produtos. Já para os produtos que necessitam de cuidados especiais, como alimentos frescos, a empresa certifica os estabelecimentos capazes de realizar entregas rápidas.

No Brasil, a participação dos consumidores é pequena se comparada com o resto do mundo, porém há uma tendência de que esse cenário se modifique. A startup Home Refill criada em 2016, atua como reguladora de estoque de seus clientes. A empresa não vende produtos perecíveis. “Nosso foco são os produtos de uso contínuo, como leite longa vida, fraldas, detergentes”, explica o gerente de gestão e finanças da empresa, Vinício César, em entrevista ao Estadão, “Queremos evitar que as pessoas ocupem espaço com algo que não precisam.”

Outro fator importante para consolidação de um supermercado on-line, é a garantia de uma boa experiência para o consumidor. Os sistemas de deliverys precisam ser eficientes. Os sites devem ser responsivos, adaptando-se aos celulares e correspondendo às necessidades do consumidor, possuindo um layout intuitivo e que leve o usuário a confiar no serviço oferecido.