Notícias

RESULTADOS DA BLACK FRIDAY 2019 NO AMBIENTE DIGITAL

Não tem muito tempo que a Black Friday passou a fazer parte da vida dos brasileiros – o maior evento de promoções do Planeta aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2010 e, desde então, cada vez mais lojas participam e aumentam a presença da Black Friday no ambiente digital. 

Com a expansão da internet, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Estudos demonstram que, em média, 70% da população estão conectados, o que significa um ambiente propício para aproveitar a Black Friday no ambiente digital.

Principais tendências da Black Friday 2019

A edição da Black Friday 2019 trouxe diversas tendências inéditas para inovar a experiência de vendas online e reverter mais lucros tanto para as lojas físicas quanto para as lojas virtuais. Um exemplo dessas tendências foi o uso de aplicativos e a expansão dos serviços oferecidos.

Um estudo realizado pelo Google em parceria com a Provokers foi realizado antes da Black Friday para descobrir quais seriam as principais tendências do evento para o mercado digital:

  • Esse estudo revelou que 99% dos internautas já tinham conhecimento da Black Friday, o que poderia atrair maior atenção desse público para o grande momento de aproveitar as promoções anunciadas por e-commerce em todos os segmentos.
  • Em comparação com o ano anterior, as intenções de compra da Black Friday 2019 aumentaram em 58%, o que demonstrou uma previsão de que o público já estava se preparando para ir às compras.
  • Os estudos realizados pelo Google e a Provokers obtiveram dados que demonstraram que as compras realizadas em lojas virtuais representam 75% das vendas da Black Friday.

Esses dados confirmam a grande importância de inovar na estratégia de venda. Uma dica valiosa é organizar um funil de vendas e estabelecer uma equivalência entre o ambiente online e offline.

Resultados da Black Friday no ambiente digital

As expectativas eram de que a edição da Black Friday 2019 funcionasse como um termômetro para o comércio unificado, medindo as preferências dos clientes para investir nos produtos certos e proporcionar uma melhor experiência de compra. E apresentou outros resultados:

  • A intenção de compra pela internet e em lojas de rua aumentou de 7% em 2018 para 25% em 2019, equiparando os canais de compra físicos e online. Com esses dados, é possível estimar a necessidade de inovação dos e-commerces para bater a concorrência com lojas offline.
  • A Black Friday 2019 superou as expectativas e as vendas online tiveram um recorde de faturamento que chegou a R$ 3,2 bilhões; um aumento de 23,6 % em relação ao ano anterior. Os dados foram publicados pelo Estadão.
  • Assim como o faturamento nas vendas, as reclamações em órgãos como Procon e Reclame Aqui também aumentaram e o maior motivo das queixas dos clientes foi a instabilidade no sistema.

O conceito de comércio unificado

O conceito de comércio unificado surgiu com as previsões para a Black Friday 2019 e consiste em um paradigma do mercado varejista, que tem como principal característica a proposta de que as empresas tenham um fluxo consistente de informações sobre seus clientes.

De acordo com esse novo princípio estratégico de mercado, a partir das informações obtidas, as empresas podem proporcionar uma melhor experiência de compra relacionando sua marca, ao mesmo tempo em que oferece soluções pensadas para cada perfil de cliente.

Inovações da GV8 para seu negócio ter sucesso na Black Friday de 2020

Com o grande volume de acessos, é comum que os sites apresentem problemas técnicos. Por isso, é extremamente importante ter uma empresa especializada em sites e sistemas para dar todo suporte desde a construção do site até o grande dia, na Black Friday.

Pensando em todos os aspectos que podem proporcionar uma melhor experiência de compra para seus futuros clientes e gerar mais fluidez para seu e-commerce, a GV8 separou soluções que não podem faltar numa loja virtual para estourar de vender na Black Friday:

  • Construção de sites responsivos, com conteúdo gerenciável pelo proprietário
  • Funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo adicional
  • Integração com o sistema de cálculo automático de fretes e pagamento
  • cadastro ilimitado de produtos
  • Criação da conta do Google Adwords;
  • Desenvolvimento estratégico dos anúncios