
Com a chegada do novo ano, muitas pessoas se perguntam se haverá mudanças significativas no cenário de vendas online quando comparado ao que vemos agora e a pergunta que não quer calar é: qual a tendência do e-commerce para 2021?
Primeiramente, é preciso assinalar que devido a uma série de acontecimentos, 2020 foi marcado por uma grande expansão do e-commerce, dentre eles, merece destaque a pandemia causada pelo novo coronavírus e a entrada definitiva da geração Y no mercado consumidor.
A pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem mais em casa para evitar expor-se a riscos, incentivou mesmo os consumidores mais receosos a comprar online. Já a geração Y (ou Millennial) cresceu e é caracterizada por considerar a internet um recurso essencial.
O que os especialistas assinalam é que a segurança e praticidade em realizar compras pela internet em tempos de pandemia é uma experiência que será continuada pelos usuários, porém cabe pontuar que os novos compradores também apresentam novas necessidades.
Assim, em muitos casos, é preciso tornar a experiência da compra online o mais próxima possível da compra na loja física, além de explorar recursos ainda pouco utilizados no mercado do e-commerce brasileiro.
Um bom exemplo é o omnichannel: a possibilidade de comprar um produto por um site, aplicativo ou rede social, mas retirá-lo na loja. Ao cliente isso significa mais economia, pois ele não precisará pagar frete, ao vendedor, menos responsabilidade no que tange a logística.
Outra questão é superar a impossibilidade do cliente tocar, manusear o produto antes de comprá-lo. Nesse caso, o mais indicado é colocar o máximo de informações possíveis sobre ele, como tamanho, peso, material de fabricação, modo de utilizar, cores, etc.
Além disso, adicionar fotografias, vídeos, tutoriais e depoimentos faz com que os mais receosos tenham coragem de finalizar a compra. Por fim, dados como forma de pagamento, frete, política de devolução e canais de atendimento devem estar claros ao cliente.
Quando falamos em tendência do e-commerce para 2021, não se trata apenas sobre um crescimento equivalente ao desse ano, mas, principalmente, quais novidades irão agitar o setor e que devem ser observadas pelos empresários a fim de estarem alinhados a elas, tais como:
Visto como a evolução dos chatbots, o voice commerce nada mais é do que a possibilidade de realizar compras por meio de comandos de voz. Assim, o cliente não precisa nem mesmo apertar um botão para comprar online, apenas sua voz será suficiente.
A vantagem do voice commerce é que ele proporciona uma experiência de compra diferenciada, é mais prático, colabora para fidelizar o cliente, destaca seu e-commerce e ainda proporciona maior inclusão, pois não é preciso digitar nada na tela do celular;
A grande novidade do momento é o surgimento do PIX, que simplificará as transferências bancárias e finalizará o longo ciclo dos TED e DOC. O PIX permitirá o pagamento instantâneo e é muito mais barato, o que termina por baratear os produtos vendidos online;
O mercado exige cada vez mais segmentação e personalização de produtos e de vendas, por isso é necessário incorporar esses conceitos na hora de criar um site, oferecer formas de pagamento, elaborar estratégias de marketing e oferecer serviços e mercadorias.
Um bom exemplo de customização de vendas pode ser observado quando todos os canais de atendimento do e-commerce são integrados. Dessa forma, é possível guardar um histórico de compras de cada cliente e, assim, oferecer a ele um atendimento realmente personalizado;
O termo shoppable abarca uma série de ações para despertar nos consumidores o desejo de adquirir um produto ou serviço, tais como a criação de conteúdos relevantes, anúncios atraentes e voltados ao público-alvo, ofertas diferenciadas, processo de compra facilitado.
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