Notícias

MARKETPLACE OU LOJA VIRTUAL QUAL ESCOLHER

Antes de entender quais as vantagens do marketplace ou loja virtual, é preciso estabelecer quais as principais diferenças de ambos os canais de venda que possuem algo muito importante em comum: a utilização da internet.

Com um faturamento cada vez maior nos negócios virtuais – tendo em vista que o Brasil vem se tornando um dos países que mais compra pela internet – saber optar pelo marketplace ou loja virtual, evidencia-se como um dos fatores essenciais na hora de aplicá-los adequadamente ao seu negócio.

Mas afinal, quais as principais diferenças entre esses canais de venda pela internet e como essas diferenças podem ser usadas a nosso favor?

As diferentes estruturas de negócios: marketplace ou loja virtual

Em linhas gerais, a principal diferença entre o marketplace e a loja virtual é que o primeiro trata de um modelo de negócio muito próximo à estrutura de um shopping – que oferece várias marcas ao mesmo tempo, já a loja virtual deve possuir apenas uma única marca.

Ao entender essa distinção, é possível escolher entre uma infraestrutura pronta ou uma estrutura própria, veja o porquê:

  • Vantagens que variam conforme o nível do seu negócio  – O marketplace é excelente para quem está começando, basta se cadastrar, anunciar os produtos – pagando ou não – e aguardar as compras. Com a loja virtual a personalização e a gestão dos negócios são totalmente livres.

  • Principais relações entre o investimento e o lucro da empresa – Em ambos os modelos, o lucro é o principal objetivo e, ao mesmo, um diferencial.

Nesse caso, é importante sistematizá-lo e entender como tudo acontece: no marketplace a oportunidade de vendas e o alcance de novos clientes é muito grande, já que o investimento em divulgação é maior devido ao leque de produtos.

No caso da loja virtual, a margem de lucro está diretamente ligada ao fato de não haver intermediadores para as vendas, ou seja, ele se torna muito maior em menos tempo. Contudo, é preciso levar em consideração os custos com a plataforma e a manutenção.

  • Diferentes visibilidades para um produto de acordo com as necessidades – O marketplace é uma excelente porta de entrada para os negócios, já que a visibilidade pode contabilizar muitos acessos – esse modelo concede o tempo necessário para que o negócio amadureça, inclusive na conquista de novos clientes.

Porém, a longo prazo, o marketplace pode trazer muita competitividade entre seus vendedores, afinal, são muitos os produtos disponíveis, mas é claro que, sempre existe a opção de pagar para obter um destaque maior em meio a tantas opções.

Já a loja virtual, permite uma maior autonomia, inclusive de aspectos técnicos como: códigos, hospedagens, melhorias e integrações. A loja virtual se preocupa apenas com uma marca e torna possível o investimento e direcionamento do marketing digital, focando em questões como o público-alvo.

Para empresas mais sólidas, a loja virtual pode ser um ótimo negócio, afinal, ela possui sistemas de integração que facilitam trâmites como: cálculos de fretes, pagamentos, cadastro ilimitado de produtos e funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para entender mais sobre o comércio online, leia também esses artigos:

A importância do gerenciamento de comunicação para as vendas pela internet

Independente do modelo escolhido – marketplace ou loja virtual – é muito importante poder contar com profissionais experientes e que tenham um conhecimento profundo no marketing digital, afinal, ele é uma ferramenta indispensável quando o assunto é o e-commerce.

Um planejamento correto adequado as necessidades e perfil do seu negócio e que definam as melhores estratégias de marketing digital são importantes para qualquer e-commerce. Esse planejamento permite definir o momento mais adequado para disponibilizar seus produtos no marketplace e até mesmo escolher qual o marketplace que tem mais condições de trazer os melhores resultados.

Nesse cenário o apoio de uma agência de marketing digital, como a GV8,  faz toda a diferença, pois conta com  uma equipe de profissionais experientes e qualificados capazes de analisar, implantar e monitorar todas as estratégias planejadas para o sucesso de seu negócio.

Aqui na  Agência GV8 temos uma ampla  lista serviços: o desenvolvimento de sites, a gestão de mídias sociais, o auxílio na personalização das lojas virtuais, além da produção de vídeos e conteúdos exclusivos.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse universo? Entre em contato conosco, clicando aqui.