
Antes de entender quais as vantagens do marketplace ou loja virtual, é preciso estabelecer quais as principais diferenças de ambos os canais de venda que possuem algo muito importante em comum: a utilização da internet.
Com um faturamento cada vez maior nos negócios virtuais – tendo em vista que o Brasil vem se tornando um dos países que mais compra pela internet – saber optar pelo marketplace ou loja virtual, evidencia-se como um dos fatores essenciais na hora de aplicá-los adequadamente ao seu negócio.
Mas afinal, quais as principais diferenças entre esses canais de venda pela internet e como essas diferenças podem ser usadas a nosso favor?
Em linhas gerais, a principal diferença entre o marketplace e a loja virtual é que o primeiro trata de um modelo de negócio muito próximo à estrutura de um shopping – que oferece várias marcas ao mesmo tempo, já a loja virtual deve possuir apenas uma única marca.
Ao entender essa distinção, é possível escolher entre uma infraestrutura pronta ou uma estrutura própria, veja o porquê:
Vantagens que variam conforme o nível do seu negócio – O marketplace é excelente para quem está começando, basta se cadastrar, anunciar os produtos – pagando ou não – e aguardar as compras. Com a loja virtual a personalização e a gestão dos negócios são totalmente livres.
Principais relações entre o investimento e o lucro da empresa – Em ambos os modelos, o lucro é o principal objetivo e, ao mesmo, um diferencial.
Nesse caso, é importante sistematizá-lo e entender como tudo acontece: no marketplace a oportunidade de vendas e o alcance de novos clientes é muito grande, já que o investimento em divulgação é maior devido ao leque de produtos.
No caso da loja virtual, a margem de lucro está diretamente ligada ao fato de não haver intermediadores para as vendas, ou seja, ele se torna muito maior em menos tempo. Contudo, é preciso levar em consideração os custos com a plataforma e a manutenção.
Porém, a longo prazo, o marketplace pode trazer muita competitividade entre seus vendedores, afinal, são muitos os produtos disponíveis, mas é claro que, sempre existe a opção de pagar para obter um destaque maior em meio a tantas opções.
Já a loja virtual, permite uma maior autonomia, inclusive de aspectos técnicos como: códigos, hospedagens, melhorias e integrações. A loja virtual se preocupa apenas com uma marca e torna possível o investimento e direcionamento do marketing digital, focando em questões como o público-alvo.
Para empresas mais sólidas, a loja virtual pode ser um ótimo negócio, afinal, ela possui sistemas de integração que facilitam trâmites como: cálculos de fretes, pagamentos, cadastro ilimitado de produtos e funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
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Independente do modelo escolhido – marketplace ou loja virtual – é muito importante poder contar com profissionais experientes e que tenham um conhecimento profundo no marketing digital, afinal, ele é uma ferramenta indispensável quando o assunto é o e-commerce.
Um planejamento correto adequado as necessidades e perfil do seu negócio e que definam as melhores estratégias de marketing digital são importantes para qualquer e-commerce. Esse planejamento permite definir o momento mais adequado para disponibilizar seus produtos no marketplace e até mesmo escolher qual o marketplace que tem mais condições de trazer os melhores resultados.
Nesse cenário o apoio de uma agência de marketing digital, como a GV8, faz toda a diferença, pois conta com uma equipe de profissionais experientes e qualificados capazes de analisar, implantar e monitorar todas as estratégias planejadas para o sucesso de seu negócio.
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