Muito se fala sobre os marketplaces. A grande maioria das plataformas estão relacionadas as grandes redes varejistas conhecidas. Afinal, elas não poupam investimento na divulgação de seus negócios.
A reputação desses grandes varejistas é responsável por trazer maior confiabilidade, ou seja, o consumidor tem maior segurança ao adquirir produtos por meio dessas marcas.
Ao se colocar como uma forma rápida e mais barata de promover a venda, o marketplace é um formato de sucesso, principalmente para aqueles que pretendem montar o seu próprio negócio.
No entanto, é preciso ficar atento com alguns erros no marketplace que podem afetar os resultados que você espera dessa parceria.
Primeiro, vamos começar com as vantagens – vender no marketplace é quase que sinônimo de vender em um local ideal, muito por conta das garantias que ele oferece, tais como:
Gostou das vantagens? Há muito mais.
Mas, é preciso usar as estratégias certas e ficar atento aos detalhes para que essa parceria produza bons resultados.
Do cadastro até a divulgação do produto nos marketplaces existem alguns erros cometidos pelos lojistas. Por isso, vamos tratar das 4 principais situações que precisam ser evitadas. Confira quais são:
Depender em mais de 50% desse tipo de lucro pode ser algo perigoso, já que o marketplace, seus anúncios e exposições estão relacionados às regras da plataforma, e elas podem mudar a qualquer momento, algo que pode interferir nas vendas, causando perdas significativas.
Nesse sentido, a sua loja virtual não pode ser deixada em segundo plano, principalmente porque o marketplace pode ajudar na consolidação da marca no mercado.
Muito pior do que um erro durante o processo de compra é não cuidar para que eles não se tornem constantes. Erros no marketplace podem acontecer e por isso, ter uma equipe de atendimento treinada e disposta a resolver problemas, é o ideal.
Pense, principalmente, que um cliente insatisfeito pode criar diversos problemas para o vendedor – por isso, invista em relacionamentos saudáveis para que seu consumidor volte sempre.
A má gestão pode levar a uma série de erros, inclusive o de sobrecarga das operações, algo que pode ser fatal, já que ao atribuir uma série de funções para uma mesma pessoa, no fim, nada sairá da maneira correta.
Focar em poucos canais e em uma expansão mais lenta pode ser uma boa pedida!
Os extremos são ruins – muito caro ou muito barato, ambos podem ser um problema, um produto muito caro, ou seja, acima da média, não traz benefícios e, o contrário acaba gerando uma dúvida sobre a qualidade do produto ofertado.
Seus concorrentes podem ser analisados para ajudar a definir os preços, mas é preciso lembrar que o perfil de sua empresa nem sempre é o mesmo. Se você tem dificuldades para precificar seus produtos, peça auxilio de consultorias especializadas ou até mesmo de instituições como o SEBRAE.
Lembre-se, que cada marketplace possui custos e taxas distintas que precisam também serem consideradas.
Seu negócio precisa dar lucro, sem lucros não há motivos para ter um negócio. Pense nisso!
Leia,também: Entenda como manter a competitividade no e-commerce.
Ao evitar esses erros no marketplace, é preciso ter em mente que para alcançar as inúmeras vantagens para quem vende ou quer vender nesse tipo de plataforma, é preciso ter o auxílio de quem entende de Marketing Digital para e-commerce.
Nós, da agência GV8 somos reconhecidos no mercado por sermos especialistas em Marketing Digital e atuamos auxiliando e-commerces – comércio que cresce no Brasil mais de 70% a cada trimestre – a alavancarem seus negócios.
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