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A cada ano que passa a tecnologia vem se mostrando mais e mais influente em todos os setores da sociedade, e o marketing das marcas, que tem se voltado fortemente ao digital, não é uma exceção.
Todas as 5 tendências que se delineiam estão de alguma forma ligadas à tecnologia, suas ferramentas e seu desenvolvimento, que vêm abrindo novas possibilidades para que empresas de todos os portes divulguem sua marca e interajam com o mercado consumidor.
Num mundo no qual é possível segmentar o público-alvo e direcionar a ele campanhas e produtos de forma mais assertiva, por que não usar a tecnologia para melhorar seus serviços e proporcionar uma experiência personalizada ao consumidor?
As novas tendências que irão impactar o marketing das marcas estão intrinsecamente ligadas a essa ideia. Vale a pena conhecê-las:
Ao integrar os dados relativos a um grupo ou a um único consumidor, é possível ver sua trajetória dentro da cadeia de venda de um produto ou serviço por meio de quaisquer canais de atendimento (pessoalmente, por telefone, por chat, e-mail, etc.).
Fazer isso gera dois resultados positivos: a empresa consegue entender melhor não apenas seu público consumidor, mas também seu comportamento durante um longo período; afinal, a relação com o consumidor não termina na venda, ao contrário, muitas vezes começa nela.
O segundo resultado positivo dos dados integrados no marketing das marcas é para o consumidor, que se sente valorizado, tem suas necessidades atendidas mais rapidamente e é visto de forma individualizada.
Basta imaginar como seria bom não ter que explicar seu problema pela décima vez ao contatar um vendedor ou atendente, porque eles possuem acesso à sua ficha de cliente. Ao integrar os dados da sua empresa, essa situação é uma realidade palpável;
A inteligência deixou de ser pano de fundo para filmes de ficção científica e é uma realidade que tem sido cada vez mais adotada pelas empresas.
No que tange ao marketing das marcas, é possível utilizar a IA de diferentes formas a fim de oferecer uma nova experiência tanto para a empresa em si, quanto para os clientes.
Os chatbots, por exemplo, são cada vez mais ágeis e disponibilizam um atendimento rápido, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, a IA pode ser utilizada para agilizar as rotinas da empresa, conectar funcionários, marcar reuniões, organizar agendas, prazos e muito mais.
No marketing das marcas não basta utilizar a tecnologia, é preciso saber lançar mão das melhores ferramentas para, dessa forma, integrar sistemas, acompanhar a jornada do consumidor, oferecer diferentes meios de comunicação interna e externa, etc.
Empresas antigas trilharam o caminho digital e muitas delas assistiram sua evolução enquanto tentavam acompanhá-la. Hoje, as companhias mais jovens já nasceram conectadas à internet. Aliás, muitas nem existem no mundo físico, apenas virtual.
Por isso é possível que uma empresa jovem tenha maturidade digital, porém é preciso saber usar as ferramentas que realmente alavancam sua marca, como conteúdo de qualidade, atendimento mais ágil ao consumidor e acessibilidade digital.
O Agile Marketing é uma consequência direta da possibilidade de segmentação e individualização dos consumidores, pois ela se baseia no oferecimento rápido de soluções e assistência em tempo real, ou seja, ser cada vez mais eficiente.
Ao conseguir acompanhar de perto a trajetória dos clientes por meio da integração de dados, oferecer diferentes canais de atendimento, inclusive aqueles possibilitados pela inteligência artificial, é realmente possível solucionar problemas e necessidades em tempo real.
No marketing das marcas não dá para negar que, na relação entre empresa e tecnologia, estas se influenciam de forma mútua, o que gera transformações benéficas para ambas.
Assim, como a necessidade das empresas culminou na criação de novas tecnologias para supri-las, a possibilidade de se posicionar mais próximo do mercado consumidor e falar com ele e não apenas mais para ele, termina por direcionar e até reformular a postura das empresas.
Por isso é importante voltar a atenção para a elaboração das ações de marketing das marcas e a inclusão da tecnologia como catalisadora de mudanças e, ao mesmo tempo, o caminho para alcançá-las.
Posicionar-se bem na web é essencial para um marketing das marcas efetivo e o estabelecimento de uma boa relação com o consumidor; por isso é importante contar com profissionais experientes e com conhecimento sobre as ferramentas digitais.
A GV8 é especialista em Marketing Digital e de marcas para empresas de todos os portes, por isso não deixe de aproveitar as possibilidades que a rede te oferece e traga seus objetivos ou projeto de marketing para ser discutido com nossos profissionais.
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