Que a pandemia era algo que ninguém estava esperando nesse ano de 2020 não é novidade, além disso, já ficou claro para todos que os efeitos do Covid-19 não se limitam à área da saúde, mas é um desafio enfrentado também pela economia.
A questão que se coloca não é se o mundo no qual se vivia antes irá voltar, mas, sim, o que fazer diante dessa situação que se impõe a todas as nações e como garantir que os diferentes setores da sociedade se adaptem e, principalmente, sobrevivam a ele.
A impossibilidade de sair às ruas para fazer compras ou almoçar fora, por exemplo, tem se mostrado um empecilho a negócios de todos os portes que oferecem produtos e serviços aos consumidores. Na economia, é o comércio que mais tem sentido os efeitos negativos do Covid-19.
Porém, é possível adotar estratégias para driblar as consequências do isolamento social e manter os negócios em andamento mesmo durante a pandemia. Dentre elas, apostar nos canais digitais é a que tem se mostrado mais eficiente:
Em um momento em que as pessoas sentem-se receosas de sair nas ruas, a possibilidade de adquirir produtos e serviços sem sair de casa é mais do que um caminho para comprar, é, muitas vezes, a única via de adquirir bens considerados importantes.
Por isso, investir no e-commerce é essencial para manter as atividades do seu negócio, porém é importante ter alguns cuidados para angariar os clientes e não afugentá-los, tais como a criação de um site profissional, fácil de usar e com informações claras e consistentes.
É importante fazer com que o consumidor se sinta seguro ao comprar, por isso, oferecer meios de pagamento diversos, informações completas sobre os produtos ou serviços, prazos de entrega, valor do frete, política de cancelamento e devolução são essenciais;
O marketing digital é de suma importância para que sua empresa se destaque das demais, afinal, em tempos de pandemia, não é apenas o seu negócio que decidiu se digitalizar, por isso é preciso utilizar diferentes recursos para ter um bom resultado.
Algumas opções são anunciar em redes sociais, utilizar ferramentas ADS para melhor segmentar o público e mensurar resultados, criar vídeos animados, posts, conteúdos relevantes e de qualidade e apostar nas técnicas de SEO para ganhar destaque nos buscadores;
O marketing digital é um conjunto de estratégia que deve estar sempre em andamento. Isso significa que não adianta colocar as ações em prática apenas uma vez, é preciso ser consistente e constante na promoção do marketing da empresa.
Por isso, conteúdos de qualidade devem ser sempre postados para manter a atenção do público, o envio de newsletter, a veiculação de vídeos e demais mídias devem ser fomentadas para que o consumidor mantenha sua empresa sempre em mente.
Vale a pena lembrar que, em virtude da quarentena, muitas pessoas não saem mais de casa e, com isso, a única maneira de terem contato com a sua empresa é por meio das mídias digitais, que também são úteis para prestar atendimento e manter o vínculo com os clientes.
Para entender melhor a importância da divulgação de seu negócio, leia o artigo: Os melhores canais para divulgar seu negócio
Por fim, vale salientar que para planejar as estratégias de marketing e implementá-las é recomendado contar com profissionais, afinal, a definição do que será feito deve ser tomada com base na análise de métricas do mercado e das características e objetivos da empresa.
Ademais, é preciso ter em mente que o marketing não é um gasto, mas um investimento, que permite fazer com que o capital da empresa aumente, bem como as taxas de conversão em venda e sua visibilidade junto ao público consumidor.
Não deixe a quarentena abalar o seu negócio, entre em contato com os profissionais da GV8, agência especializada em marketing digital, e aumente a lucratividade da sua empresa independente da pandemia.
© Copyright GV8 Agência Digital - Todos os direitos reservados.