![](https://gv8.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/10/ag-marketing.jpg)
Está cada vez mais claro às empresas de todos os portes que investir em boas estratégias de marketing traz uma série de benefícios que vão desde o aumento de vendas e incremento dos lucros, até um melhor posicionamento no mercado e construção da imagem do negócio.
Porém, erros na formulação e condução dessas estratégias podem comprometer o alcance dos objetivos traçados e ainda resultar no desperdício de recursos financeiros e humanos, o que definitivamente não é uma situação desejável.
Por isso, a equipe da GV8, empresa especialista em marketing digital, preparou dicas exclusivas para expor e explicar como evitar os principais erros que podem comprometer as estratégias de marketing da sua empresa.
Para não perder tempo, conheça os 8 erros mais comuns ao formular estratégias para o marketing de sua empresa e como evitá-las a fim de alcançar os melhores resultados:
As redes sociais há muito deixaram de ser apenas um meio de conhecer pessoas, hoje, o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, dentre outros, constituem excelentes ferramentas para vender mais, posicionar-se no mercado, construir uma relação próxima com o consumidor.
Além disso, por suas diferenças, as redes sociais se adequam a diferentes propósitos. Por exemplo: empresas pequenas e médias podem usar o Instagram como vitrine para os seus produtos, já o Twitter é ótimo para responder perguntas, reclamações e dar feedbacks.
As redes sociais que comportam vídeos também são excelentes para divulgação de tutorais, comparativos entre produtos, veiculação de depoimentos que demonstram a expertise da sua empresa e muitas outras ações, por isso, jamais devem ser abandonadas;
Esse é um erro muito comum: as empresas criam um blog, postam meia dúzia de conteúdos e o abandonam. Para entender a gravidade desse erro é preciso olhar com os olhos do consumidor: ele entrará no blog e verá que a última postagem foi feita há meses atrás.
Como resultado, ele terá a impressão de que não é o blog que está às moscas, mas a empresa! O cliente pode até pensar que ela não está mais na ativa ou, no mínimo, que está desatualizada ou não tem mais nada de novo a oferecer.
É preciso ter em mente que ao ler o blog, ele estará em contato direto com sua empresa, mesmo que não fisicamente. Por isso, é preciso que as postagens sejam feitas com frequência, que haja um calendário constante, atualizado e seguido à risca para as publicações;
Persona nada mais é do que o target, o cliente alvo para o qual seus produtos e serviços são oferecidos e vendidos. Defini-lo é de suma importância, pois ao saber quem é o consumidor, é possível definir onde encontrá-lo, como atingí-lo, quais são suas preferências, enfim.
Ademais, é preciso entender que nem sempre quem usa o produto ou serviço é quem o compra, assim, quem usa a fralda é o bebê, mas todo o marketing deve ser direcionado aos pais. Já o material escolar é comprado pelos pais, mas quem geralmente decide o que será levado para casa é a criança. Por isso, definir bem a persona é imprescindível;
Ignorar o mundo em que se vive e suas mudanças é um erro mais comum do que se imagina, afinal, basta verificar quantos sites não são adaptados para serem acessados por smatphones, por exemplo, mesmo que o acesso à internet seja feito em 70% dos casos por meio deles.
Logo, é preciso sempre atentar-se para a tecnologia e suas inovações e aproveitar os meios que ela oferece: novas redes sociais, novos meios para veiculação de conteúdos, como podcasts, novos formatos que se adaptam aos aparelhos tecnológicos utilizados;
Um bom pós-venda é o que garante que a compra feita pelo seu cliente seja não a única, mas a primeira de muitas, além disso, ao voltar atenção ao atendimento, reclamações, elogios e feedbacks, o consumidor se sente especial e não apenas mais um.
Logo, é essencial investir no pós-venda, dar retorno aos clientes, buscar atender suas demandas e utilizar diferentes canais para isso, como e-mail, chat e redes sociais;
Os erros e resultados negativos não devem ser ignorados, mas vistos como um aprendizado, afinal, se aquele post não teve bom engajamento é preciso entender o porquê, somente assim será possível evitar os erros e investir em mudanças que trarão resultados positivos;
Isso significa que o marketing deve ser pensando em toda sua complexidade, o que engloba atividades em diferentes esferas para obtenção dos resultados: não basta apenas ter um site, é preciso investir na criação de conteúdos, em postagem nas redes sociais, em chats, etc.;
A falta de planejamento é responsável por grande parte dos fracassos no que tange às estratégias de marketing, além disso, é preciso lembrar que o planejamento deve ser feito no curto e longo prazo, levando-se em consideração os sucessos e possíveis falhas.
Outra questão importante quando se fala em planejamento é que ele não é algo estático, ou seja, é preciso sempre fazer alterações, adaptações e melhorias a fim de entender e sanar o que não está dando certo e investir no que está trazendo bons resultados.
Leia também:
A GV8 conhece os percalços enfrentados pelas empresas quando na aplicação de suas estratégias para melhoramento do marketing, por isso, coloca sempre à disposição delas sua equipe de profissionais para que os resultados desejados sejam alcançados.
Afinal, é preciso voltar a atenção a tantos detalhes e dados mercadológicos que o melhor a fazer é contar com a equipe da GV8 para desenvolvimento e aplicação das estratégias da melhor forma possível e, assim, chegar aonde se deseja.
Entre em contato conosco clicando aqui e e saiba como podemos orientar seu projeto de Marketing..
© Copyright GV8 Agência Digital - Todos os direitos reservados.