Notícias

ESTRATÉGIA COMERCIAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O ano está próximo do fim e essa época é, sem dúvida, uma das mais importantes quando o assunto é vender mais. Mas, para isso, é indispensável ter uma boa estratégia comercial, já que o mercado está cada vez mais concorrido.

No entanto, mesmo que você, que tem uma empresa, reconheça essa necessidade, criar estratégias não é uma tarefa simples. Para ajudá-lo, selecionamos dicas práticas e essenciais para montar as suas.

Afinal, o que é uma estratégia comercial?

Basicamente uma estratégia comercial compreende a definição de ações que possam gerar oportunidades de elevar os índices de vendas, seja de maneira contínua ou pontual, como no caso de datas comemorativas de fim de ano, como Natal e Black Friday.

Esse conjunto de ações deve ter como base fatores, como o mercado de atuação, o público-alvo, os diferenciais dos produtos e serviços trabalhados, entre outros, que serão pilares para a construção dos processos de atração de novos consumidores.

Leia, também: Com quais tendências do marketing digital sua empresa está alinhada?

7 dicas para montar uma estratégia assertiva

Agora chegou o momento em que você vai conferir dicas preciosas que vão ajudar e muito a traçar as melhores estratégias comerciais para alavancar as vendas da sua empresa.

  • Estabeleça e conheça profundamente o público-alvo: para promover produtos e serviços de forma eficaz, é preciso conhecer bem a persona, que o perfil de cliente ideal, ou seja, aquele que está mais propenso a ter interesse em comprar determinado item ou serviço. Entenda como a geração de leads é importante para essa etapa lendo o artigo: Gerar Leads – Por que meu negócio precisa disso?
  • Identifique os diferenciais do produto ou serviço: como citamos, a base de uma estratégia de vendas inclui saber quais são os pontos mais fortes do produto ou serviço, pois são eles que irão destacá-los e valorizá-los perante os clientes.
  • Analise os concorrentes: uma maneira eficiente de obter ideias para se diferenciar no mercado é estudando os concorrentes.
  • Defina objetivos: definir as metas é primordial para formular as ações. Portanto, estabeleça objetivos claros, como, por exemplo, aumentar as vendas de específico item em determinado período.
  • Estipule indicadores de desempenho: para saber exatamente se as ações estão surtindo efeitos nas vendas, é determinante que sejam definidos indicadores de performance.
  • Prepare o estoque: o foco é aumentar as vendas e para que isso é essencial ter um estoque preparado para atender os clientes. Ademais, o controle do estoque evita perdas de prazo de entrega, que é muito prejudicial para a imagem da empresa.
  • Previna-se contra objeções: é estratégico para fomentar vendas, estar pronto para enfrentar possíveis objeções dos clientes, que são as dificuldades encontradas para concretizar a compra.

Uma dica extra: invista em marketing digital! As plataformas online são acessadas por milhões de pessoas todos os dias e por isso são ambientes perfeitos para gerar vendas. E para conquistar os usuários e convertê-los em clientes, é fundamental ter um bom planejamento de Marketing Digital.

Marketing Digital: vantagens e como realizar um planejamento eficiente

Seja qual for o nicho de negócio da empresa, investir em marketing digital é estratégico para as vendas, uma vez que as ações são direcionadas a aumentar a visibilidade da organização no mercado.

Com a expansão do reconhecimento da marca, logo a empresa tem mais chances de atrair potenciais clientes e assim aumentar as suas vendas.

Além de atrair novos clientes, as estratégias de marketing digital também ajudam na elevação das taxas de fidelização de consumidores, algo de alta importância para manter o desempenho das vendas.

E o melhor: os resultados são contínuos, vistos a médio e longo prazo. Porém, é necessário um bom planejamento. Mantenha uma presença digital ativa, para engajar seu público e gerar novas oportunidades de negócios. E, para isso, conte conosco.

Agência GV8, especializada em marketing digital conta com profissionais experientes e especializados e uma infraestrutura para oferecer soluções em Marketing Digital eficazes para seu negócio.

Vem conversar conosco, clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe!!