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UGC: Como o consumidor pode ser sua fonte de engajamento?

“Avião sem asa, fogueira sem brasa, é assim o marketing digital sem o UGC”

Assim cantaria Claudinho & Buchecha se “Fico Sem Você” fosse sobre engajamento nas redes sociais.

Se o termo “UGC” é novo para você, a gente te explica: User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário), é todo o conteúdo — textos, notas, comentários, fotos vídeos ou áudios — sobre a sua marca que o próprio usuário dela cria de forma espontânea.

Os consumidores deixam de ser passivos em relação à marca e começam a interagir com ela, ajudando a construir também a reputação da empresa. Portanto, o UGC é a própria prova social que o seu público precisa para adquirir o seu produto. Com a voz dos usuários, seu potencial cliente toma decisões positivas com sua marca.

Benefícios do UGC

Agora que você tem uma ideia do que significa o UGC, venha conferir quais os benefícios que essa estratégia proporciona à sua marca.

Conteúdo gratuito para SEO

A utilização de conteúdo gerado pelo usuário é uma estratégia valiosa e econômica para melhorar a otimização de mecanismos de busca (SEO) e a autoridade da marca online.

Ao incentivar o público a criar conteúdo relacionado à marca, a empresa beneficia-se de um volume significativo de menções, o que, ao longo do tempo, pode resultar em uma melhoria na posição nos resultados de busca do Google.

Além disso, a reputação da marca é reforçada quando muitas pessoas falam bem dela e geram links para seus conteúdos, o que é valorizado pelo Google ao determinar as posições nos resultados de busca.

Maior visibilidade nas redes sociais

A estratégia de engajamento do público nas redes sociais é fundamental para ampliar o alcance da marca. Transformar seguidores em promotores pode resultar em um aumento exponencial na visibilidade, alcançando um público muito maior.

Além disso, ao viralizar conteúdo positivo e associar a marca a memes ou hashtags populares, é possível aproveitar o poder das redes sociais para fortalecer o desejo pela marca. O conteúdo gerado pelo usuário desempenha um papel crucial nesse processo, proporcionando uma sensação de conexão que influencia a tomada de decisão de toda a cadeia de users.

Confiança dos clientes

O UGC é crucial para fortalecer a confiança do cliente e promover uma conexão mais próxima com a marca.

A maioria dos clientes confia mais em conteúdo espontâneo gerado pelo usuário do que em anúncios tradicionais, pois valorizam opiniões autênticas de pessoas em quem confiam. Além disso, ao utilizar o conteúdo gerado pelo usuário, a marca demonstra que valoriza e ouve seus consumidores, criando uma sensação de proximidade e valorização. Esse tipo de interação, além de construir a confiança, ajuda a firmar uma autoridade e valor da marca no mercado

→ Resumindo: o User Generated Content é capaz de trazer para sua marca vantagens incríveis para suas estratégias de marketing digital, fornecendo dados importantes para construir a persona dos seus clientes e sendo fonte de materiais para sua conta nas redes sociais.

Três lugares onde o UGC pode ser usado

A estratégia pode ser utilizada de diversas formas, basta você estar de olho nas tendências do momento e investir no momento certo. Confira os três

principais lugares onde o conteúdo gerado pelo usuário pode ser usado a fim de engajar sua marca.

Redes sociais

Nas redes sociais, a marca pode transformar depoimentos, fotos, vídeos e comentários sobre ela em estratégias de marketing. As duas formas mais comuns de fazer isso é com repostagem dos conteúdos e estudos de caso.

Avaliações nas páginas de produtos e serviços.

As avaliações de clientes, também conhecidas como reviews, são uma forma valiosa de conteúdo gerado pelo usuário.

Quando os clientes compartilham suas opiniões sobre produtos ou serviços, estão contribuindo com conteúdo genuíno que pode ser útil para outros consumidores.

Seção de perguntas frequentes.

A seção de Perguntas Frequentes (FAQ) é frequentemente procurada por clientes em busca de respostas sobre produtos ou serviços.

Integrar UGC nessa seção pode fornecer experiências reais de outros clientes, além das respostas padrão. Essa combinação de informações, incluindo explicações convencionais e depoimentos de clientes, oferece uma visão confiável para leads e visitantes sobre a percepção dos consumidores em relação aos produtos ou serviços da marca, ajudando na tomada de decisão.

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