De acordo com os dados da pesquisa ‘Digital Adspend 2023’ da IAB Brasil e da Kantar Ibope Media, a publicidade digital cresceu 8% em 2023 em relação ao ano anterior, atingindo R$ 35 bilhões.
O documento ainda mostra que:
- 74% dos anúncios aparecem em dispositivos móveis, como celulares; e 26% se encontram nos desktops.
- Em canais veiculados, 52% dos investimentos estão nas redes sociais, 29% em ferramentas de busca e 19% em publishers e verticais de informação.
- No que diz respeito ao formato, os vídeos lideram, com 36%, em seguida vem as imagens, com 35% e, por fim, as buscas, com 29%.
Setores em destaque
O comércio tem se destacado como o principal setor em investimentos em mídia digital, liderando com 23,2% do total no último ano. Esse protagonismo é refletido em segmentos como vestuário, onde 73% da verba publicitária está alocada na web.
O investimento nos meios digitais, também observado em setores como eletro e informática, evidencia um mercado em plena consolidação. As marcas estão cada vez mais conscientes dos benefícios proporcionados pelas plataformas digitais, que, com crescimento sólido e estruturado, atendem às demandas do mercado moderno de forma eficaz e duradoura.
O que esperar futuramente
No futuro, o retail media, ou mídia de varejo, promete ser um dos principais impulsionadores do crescimento no investimento em mídia digital.
Embora ainda não seja monitorado oficialmente, estimativas indicam que a inclusão desse segmento pode elevar significativamente os investimentos no setor, com projeções apontando um impacto de até R$ 37,6 bilhões, representando 7% do total de investimentos.
Por fim, no que se diz aos objetivos de 2024, 92% dos anunciantes tem a intenção de manter ou aumentar os investimentos em relação a 2023.
Fique antenado sobre tudo o que acontece no mundo do marketing digital! Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe nossos posts! @agenciagv8