Pensa rápido: quantas vezes você já instalou um aplicativo de e-commerce, entrou… e nunca mais voltou?
A Appreach, agência especializada em publicidade e performance para aplicativos, revelou através de um estudo recente que somente 10% das pessoas que baixaram apps de compras online realmente realizaram compras. Ou seja, apenas 1 a cada 10 usuários efetuam uma compra logo após instalar apps de e-commerce.
E os números ficam ainda menores quando o aplicativo é baixado em período de baixa demanda, diminuindo de 10% para somente 5% da taxa.
Quer saber por que isso acontece e como reverter essa situação? Continue a leitura:
Por que o possível consumidor some?
Simples: a curiosidade vira esquecimento. Quando o usuário faz o download do aplicativo, ele é motivado pela curiosidade da promoção que viu ou da recomendação do amigo. Quando falta estratégia de retenção, o app cai no esquecimento.
É importante também ressaltar que a atenção do usuário dura nos primeiros minutos ou até horas após a instalação. Faltou estímulo imediato? A chance de compra cai drasticamente.
E se tiver uma primeira compra?
De acordo com o CMO da Appreach, André Sales, aproximadamente 40% das conversões ainda acontecem no primeiro dia da instalação, e 75% até o sétimo.
Os usuários que compram uma vez têm quase 60% de chance de voltar a comprar, geralmente em até 10 dias após o download.
Entretanto, se não existe um plano para manter o engajamento, esse potencial não se converte em fidelidade.
3 estratégias que garantem a primeira compra
Se você não quer que seu aplicativo seja afetado pela baixa taxa de conversão, é preciso criar muito mais do que uma interface atraente: estratégias que mantêm o usuário engajado e interessado também são essenciais.
Abaixo, destacamos três estratégias fundamentais para transformar o simples download em uma compra garantida.
1. Aproveite o pico de atenção imediato
Envie ofertas especiais nos primeiros minutos, um cupom de boas-vindas no momento certo pode fazer a diferença.
2. Use e abuse das notificações inteligentes
Evite mensagens genéricas. Use frases com gatilhos comportamentais para chamar atenção do abandono do carrinho, da categoria visitada e da mudança de preços.
3. Utilize do remarketing para manter contato
Após a primeira compra do usuário, mantenha contato via e-mails ou mensagens com recomendações.
Conclusão
A baixa taxa de compras após o download não precisa ser um problema: a solução está em agir com estratégia, na hora certa, do jeito certo. Transforme o download do usuário numa experiência única, e com descontos especiais, e garanta a próxima compra do seu cliente.