As caixinhas do Instagram estão presentes na nossa vida digital há tanto tempo que, muitas vezes, esquecemos o quão valiosa ela pode ser para o marketing orgânico.
Afinal, além de aumentar o engajamento, ela também te ajuda a entender as dores do seu público.
Quer entender melhor essa história e saber como usar a função estrategicamente na sua rede social? Então, continue a leitura!
Sobre a caixa de perguntas do Instagram
A caixa de perguntas é um recurso dos Stories que permite abrir um espaço para interação com o seu público.
Ela é acessada por meio do adesivo “Perguntas” e aparece como um campo de texto onde o criador pode escrever o que quiser, inclusive questionamentos-chave como “Me pergunte algo” ou “Mande sua sugestão”.
Quem visualiza o story pode tocar nesse campo e enviar uma pergunta, opinião ou comentário, e o dono do perfil recebe todas as respostas enviadas e pode escolher compartilhar algumas delas.
Por que usar ela no seu Story?
A ferramenta é sinônimo de praticidade na hora de gerar engajamento de forma orgânica.
Ela convida o público a interagir diretamente com o seu conteúdo, o que aumenta o tempo que as pessoas passam vendo seus Stories e ajuda o algoritmo a entender que seu perfil é relevante.
Além disso, é a melhor forma de você ouvir a voz do povo, ou melhor, a voz do seu público. Em vez de adivinhar temas de interesse, você garante feedbacks, sugestões e dúvidas direto da fonte.
Existe uma pesquisa de mercado mais rápida, barata e descomplicada que essa?
Como fazer um bom uso da ferramenta no dia a dia
Não pense que só abrir uma caixinha de perguntas vai garantir a interação do seu público. Para que ela funcione de verdade, é preciso estratégia, consistência e atenção ao comportamento da sua audiência.
Veja nossas dicas para tornar a ferramenta ainda mais útil, com engajamento e retorno para o seu conteúdo.
1. Comece com um objetivo claro
Antes de abrir a caixinha, defina o que você quer com ela: gerar engajamento, tirar dúvidas, receber feedback, testar ideias ou colher sugestões de conteúdo. Isso evita que você use a ferramenta de forma genérica e sem propósito.
2. Varie os formatos de perguntas
Evite usar sempre o mesmo tipo de pergunta. Alterne entre perguntas divertidas para engajar, convites para enviar dúvidas (FAQ), coleta de sugestões de conteúdo, feedbacks, entre outras. Essa variedade ajuda a manter o público interessado e aumenta as chances de resposta.
3. Torne a caixinha mais atrativa
Capriche no design do Story. Use stickers, gifs, cores e fontes diferentes para destacar a pergunta.
4. Analise os resultados
Depois de 24 horas, vá até os Insights do Instagram e observe as visualizações da postagem, quantas respostas foram recebidas e se tiveram reações, compartilhamentos ou menções.
Com base nas métricas, revise o horário da postagem, o tom da pergunta, o nível de clareza e se o Story foi estimulante o bastante para incentivar a participação.
5. Transforme respostas em conteúdo
Não jogue no lixo todo o seu trabalho só porque passaram-se as 24 horas e o Story não está disponível. Reaproveite as respostas criando carrosséis com as dúvidas mais comuns, vídeos curtos respondendo perguntas pertinentes e organize os Stories em destaques temáticos, como “Dúvidas”, “Feedbacks” e “Bastidores”.
Para saber tudo sobre o universo do Marketing Digital e ficar por dentro de todas as nossas dicas, siga as nossas redes sociais! @agenciagv8