Guia básico para entender o SEO

Teste rápido: quando você pesquisa um assunto no Google, até quantas páginas você procura para ler sobre o tema?

Provavelmente, não passa da primeira, não é?

Afinal, a primeira página de resultados da sua pesquisa já mostra os sites mais confiáveis e que, geralmente, apresentam o conteúdo completo que você está procurando.

E se você também quer que o seu blog seja um dos primeiros resultados a aparecerem na SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa) do seu público-alvo, você precisa conhecer o SEO!


O que é SEO?

Search Engine Optimization – SEO – é um conjunto de estratégias que focam na otimização de um site.

Essas melhorias buscam dar visibilidade e posicionar o site no topo dos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, aumentando a exposição e as oportunidades de conversão e vendas.

É importante ressaltar que, dominando o SEO no seu site, você garante um tráfego completamente orgânico, ou seja, você não precisa investir em publicidade paga para deixar o site relevante e nos primeiros links de resultados.


Regras para colocar o SEO em prática

Agora, você já sabe o quão importante o SEO é para o posicionamento do seu site no Google.

Então, conheça cinco regras básicas e essenciais que vão fortalecer a sua estratégia e auxiliar no ranqueamento.

 


Crie conteúdos úteis e atualizados

Uma das melhores formas de influenciar a presença do seu site nos resultados de pesquisa é criando conteúdos que interessem seu público-alvo.

Para isso, os conteúdos devem ser fáceis de ler – com uma escrita de qualidade e sem erros gramaticais –, úteis para o seu nicho e atualizados.

Atenção: nada de copiar conteúdos da internet! Atualmente, o Google conta com robôs que identificam conteúdos duplicados e podem até mesmo penalizar seu blog por isso.

 


Não se esqueça da Title Tag

A Title Tag aparece em vários lugares, como na barra do navegador, na SERP e quando compartilhamos um link nas redes sociais.

Por isso, é importante escolher um título chamativo, acompanhado da palavra-chave escolhida para a página.

 


URLs devem ser amigáveis

As URLs devem ser amigáveis, ou seja, devem ser fáceis de ler e memorizar.

Por isso, evite criar URLs longas, não use acentos, nem letras maiúsculas e muito menos números!

Afinal, o endereço da página deve ser atemporal para que, caso você queira atualizar o conteúdo do blog, não seja necessário mudar a URL.

Lembre-se: se a URL for mudada, você pode perder toda a autoridade que adquiriu na página.


Use palavras-chave

Utilizar palavras-chave dentro do seu texto ajudam a potencializar o conteúdo e a encontrar com mais facilidade o seu público-alvo.

A palavra-chave ideal não é aquela que tem um grande volume de buscas, e sim aquela que se relaciona diretamente com seu público, corresponde à sua dor e soluciona seu problema.

Para encontrar essas key words, escolha palavras específicas do nicho ao criar conteúdos e use ferramentas para encontrá-las, como o Google Keyword Planner e o Google Search Console.


Conclusão

Implementar uma boa estratégia de SEO é essencial para alcançar visibilidade e relevância nos mecanismos de busca, atraindo tráfego orgânico qualificado para o seu site.

Ao criar conteúdos úteis e atualizados, utilizar palavras-chave de forma estratégica, incluir links internos e externos, otimizar a velocidade de carregamento e garantir uma experiência mobile agradável, você fortalece sua presença digital e melhora o ranqueamento nas páginas de resultados.

Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo, que requer análises e ajustes frequentes para se manter competitivo.

Quer saber o que não fazer de jeito nenhum no SEO? Então nos acompanhe e aguarde o artigo da próxima semana!

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