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Produzido pela CI&T, o relatório de tendências digitais de 2021 mostra quais setores estão em alta e merecem atenção no ano de 2022, afinal, se a pandemia fez com que todos mergulhassem numa nova era digital, é hora de entender como serão os próximos momentos deste fenômeno.
Por isso, os profissionais da GV8, empresa líder no segmento de marketing digital, apresenta um resumo didático e direto do relatório de tendências digitais para que sua empresa possa se preparar para atuar em um mercado cada vez mais moderno, rápido e com menos custos.
Diferentes pontos chamam atenção ao analisar o relatório de tendências digitais produzido e divulgado pela CI&T e que apresenta um balanço do que foi o ano de 2021 para empresas que atuam no ramo digital. Merecem destaque:
Compreender quem e onde está seu consumidor, bem como quais são seus hábitos de consumo e o que influencia sua decisão de compra é inquestionavelmente valioso, afinal, apenas dessa forma é possível oferecer produtos e serviços que realmente satisfaçam suas necessidades.
Ademais, ao aplicar pesquisas e mensurar os dados de compra e venda de sua empresa mês a mês (ou até mesmo semana a semana) é possível prever demandas e controlar melhor o estoque para que os produtos nem encalhem nem se esgotem;
As pesquisas devem ser aplicadas não apenas para entender por que e como as pessoas compram, mas também como foi a experiência de comprar na sua loja. Dessa forma é possível adequar seus canais (como site, redes sociais, blog) às expectativas do público consumidor;
Ter uma equipe de colaboradores bem diversificada não é benéfico apenas à empresa em si, mas também aos negócios, pois promove um intercâmbio maior de ideias e traz mais profundidade no entendimento das necessidades dos clientes e em sua abordagem.
Isso porque os grupos de clientes, por mais homogêneos que sejam, comportam pessoas com perfis diferentes. Por exemplo, se seu público-alvo são indivíduos de classe média entre 30 e 45 anos, é preciso compreender que dentre eles haverá pessoas de diferentes etnias, gêneros, credos, orientação sexual, composição familiar, etc.;
O conceito de everything as a service consiste na noção de que muitas ferramentas utilizadas pelas empresas podem ser obtidas com menos custos e mais eficiência, especialmente no que tange tarefas, organizações e de manutenção do próprio negócio.
Por exemplo, ao oferecer ou desfrutar de um software como um serviço, a exemplo do Google Docs ou Google Classroom, é possível contar com uma ferramenta online, gratuita e que pode ser acessada de qualquer lugar, o que facilita as rotinas de trabalho;
A utilização das plataformas e serviços armazenados em nuvem cresceu muito em 2021, uma tendência impulsionada pelo home office, que obrigou as empresas a explorar o armazenamento em nuvem como forma de viabilizar o acesso remoto a arquivos e programas.
Além disso, o armazenamento em nuvem permite que o espaço interno da memória de computadores fique livre, o que torna a máquina mais rápida e eficiente. Por fim, programas na nuvem não precisam ser instalados nos hardwares, economizando tempo e espaço;
As pautas ambientais estão sendo discutidas a nível mundial e os consumidores estão mais preocupados com a maneira com a qual as empresas produzem e vendem seus produtos e serviços. Por isso, adotar uma postura ecologicamente mais consciente e divulga-la são ações essenciais para criar uma identidade positiva na mentalidade do mercado consumidor.
Primeiramente, conheça mais profundamente o mercado e você pode contar com os artigos aqui do blog que tratam sobre marketing digital e e-commerce. Por exemplo, os artigos:
Você pode também nos comentários sugerir temas que gostaria de ler.
Em segundo lugar, colocar em prática as tendências apontadas pelo Relatório de Tendências Digitais contando com a equipe de profissionais da GV8, afinal algumas delas se aplicam as questões relacionadas ao marketing digital, que colabora para aumentar as vendas.
Em terceiro, estar atento a gestão do negócio implementando tecnologias e práticas que vão gerar um atendimento de excelência e maior engajamento dos clientes com a marca.
Vamos trabalhar para fazer seu negócio crescer e ter uma presença digital marcante?
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