Na Bolsa de Valores de São Paulo, o e-commerce ganhou destaque no último trimestre de 2020 apresentando o melhor desempenho desde 2003, como apurado pela própria Ibovespa ao mensurar os dados relativos às ações negociadas entre os meses de abril, maio e junho.
Vale pontuar que o primeiro e segundo trimestres do ano de 2020 foram fortemente marcados pelo declínio em diferentes setores da economia, graças ao recuo mercadológico decorrente da pandemia da Covid-19, que colocou mesmo as maiores economias do mundo em risco.
Por isso, observar que um setor específico, na contramão dos demais, apresentou alta ao invés de queda, desperta a atenção de economistas no mundo todo, já que o crescimento do e-commerce pode ser constatado não apenas no Brasil, mas na maioria dos países.
Saiba quais eram as previsões para 202O nesse artigo – “AS PREVISÕES PARA CRESCIMENTO DO E-COMMERCE EM 2020“
O crescimento do e-commerce na Bolsa de Valores de São Paulo constatado no último semestre não foi à toa e é impossível desvencilha-lo da pandemia causada pelo novo Corona vírus, que já em março obrigou boa parte da população a ficar em casa:
Assim, a necessidade de comprar somada à necessidade de ficar o maior tempo possível em casa resultou no crescimento do e-commerce em um trimestre que apresentou queda em diversos outros setores da economia.
Para compreender melhor a influência do isolamento social leia esse artigo – “O AUMENTO DA DEMANDA DE SERVIÇOS DIGITAIS CAUSADO PELO ISOLAMENTO SOCIAL”
O que os analistas afirmam é que o crescimento da economia no terceiro e quarto trimestre de 2020 será lento, afinal, muitas pessoas estão poupando recursos, ficaram desempregadas ou estão receosas de gastar em virtude do choque causado pela pandemia.
Porém, o crescimento apresentado pelo e-commerce tende a continuar, pois o isolamento social fez com que pessoas que nunca tiveram coragem ou interesse em comprar pela internet, passassem a incluir essa modalidade de compra em sua rotina de consumidor. Essa tendñcia veio para ficar.
Isso implica que esse novo exército de clientes passará a comprar com cada vez mais frequência pela internet, por outro lado, eles também trarão novas demandas aos comerciantes, que deverão melhorar seus serviços e canais para atendê-los.
Outro ponto que deve ser analisado sobre a alta do e-commerce e seu faturamento é que, apesar do número de vendas ter aumentado, o ticket médio dos consumidores baixou, ou seja, há muitos clientes comprando, porém eles não compram em grande quantidade.
O que se impõe hoje aos gestores e comerciantes virtuais é estar pronto para as mudanças no mercado e no comportamento das pessoas.
Por isso, é essencial oferecer aos consumidores um site ou loja virtual responsivo, com informações que eles desejam encontrar e boa navegação. Além disso, é recomendado explorar ferramentas como vídeos, reviews, infográficos, e-books, redes sociais, dentre outros.
Se sua empresa não está faturando mais na pandemia, pode ser que uma parcela do mercado de consumidores esteja sendo ignorada ou que o e-commerce não tenha canais virtuais eficientes para acessar seus produtos e serviços. Você precisa utilizar o Marketing Digital para que sua loja virtual seja encontrada pelos seus potenciais clientes.
Nós, da GV8 sabemos que para alavancar os negócios na internet é importante utilizar as melhores estratégias e ferramentas do Marketing Digital para divulgar os produtos diretamente a quem compra.
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