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COMO A TECNOLOGIA INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE CONSUMO

Com cada vez mais oportunidades para criar e fidelizar um público, as novas tecnologias são ferramentas que andam de mãos dadas com o comportamento de consumo, afinal, a comunicação já há algum tempo vem se tornando, de fato, uma via de mão dupla.

Se as empresas antes detinham todas as informações e os consumidores pouco eram ouvidos, hoje a realidade já está bem diferente. A reputação de uma marca, por exemplo, está atrelada ao que as pessoas pensam e transmitem sobre ela em suas redes sociais.

O comportamento de consumo também está relacionado ao aumento das informações disponíveis, fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais exigentes sobre aquilo que compram, incluindo aí pesquisas mais criteriosas, por exemplo.

Por esses motivos, a tecnologia não é mais vista como apenas um detalhe ou diferencial na hora dos negócios, ela é fundamental!

 

Comportamento de consumo: por que utilizar a tecnologia?

 

Que é preciso utilizar a tecnologia a nosso favor, a grande maioria das empresas já está ciente, no entanto, é preciso entender em quais aspectos e como, exatamente, essa tecnologia influencia o comportamento de consumo e como isso pode ser utilizado enquanto estratégia.

 

1. Mudança de expectativa

Com a facilidade da internet, é possível comparar preços, qualidade e a análises de outros clientes sem grande esforço, isso significa que manter a lealdade a um produto está cada vez mais difícil.

Nesse sentido, investir em bons atendimentos – ágeis, disponíveis a qualquer momento e personalizados – pode ser uma boa ideia para trabalhar um diferencial. Essa é a realidade de muitas empresas que apostaram em inteligência artificial, chatbots e até mesmo o WhatsApp!

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2. Conexão em várias plataformas

Por estarem disponíveis em inúmeras plataformas, as exigências dos clientes acabam surgindo de forma natural e, com isso, a consciência do consumidor sobre o seu próprio poder – esteja ele satisfeito ou insatisfeito – é cada vez mais presente.

Se o comportamento de consumo leva em consideração a interação entre canais de comunicação e o entendimento daquilo que seu cliente deseja, o omnichannel vai se utilizar dessa lógica, já que integra canais online e offline com o objetivo de estreitar relações e melhorar experiências.

3. Outros canais de comunicação

Ao mesmo tempo que estar mais próximo pode significar uma qualidade, é preciso se atentar aos possíveis deslizes que as redes sociais acarretam – não responder dúvidas ou reclamações, por exemplo, pode ser algo crucial.

O monitoramento feito por meio de avaliações e pesquisas, apresenta-se como uma ferramenta útil para ajudar a conhecer melhor o seu cliente, melhorar as condições de atendimento, venda e pós-venda, além de auxiliar na compreensão do que pode ser modificado.

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Utilizar a tecnologia a seu favor: pesquisa, estratégia e planejamento

 

De maneira geral, falar sobre o comportamento de consumo implica em compreender como funcionam as novas tecnologias para, finalmente, planejar a forma com que elas podem ser utilizadas, a depender de cada segmento, tendo em vista as especificidades do mercado.

Tratar dessas mudanças, todavia, não é algo capaz de ser feito de uma hora para a outra: não basta criar um perfil no Instagram ou disponibilizar imagens em alta qualidade de seus produtos, é preciso pesquisa, estratégia e planejamento.

Nesse sentido, o trabalho com agências especializadas, como a GV8, pode ajudar a construir uma dinâmica de trabalho mais assertiva, atualizada e que esteja completamente de acordo com as necessidades dos negócios.

A ideia da Agência GV8 não é apenas indicar as benesses da tecnologia, mas colocá-las em prática a partir de dados consistentes, objetivos bem definidos e estratégias de marketing digital personalizadas.

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