A expressão “tecnologia à moda antiga” pode parecer paradoxal, porém o maior envolvimento dos consumidores na hora da venda e a demanda por pessoalidade que resultam no comércio conversacional implicam na necessidade de rever esses termos.
A questão é que mesmo com tantas ferramentas para interação online e à distância, uma boa conversa ainda é forte influenciador na hora de fechar uma venda, pois nem todos se sentem seguros ao interagir apenas com uma máquina ao adquirir produtos.
O comércio conversacional nada mais é do que o estímulo das vendas por meio de conversas que aproximam o vendedor do cliente de maneira a influenciar sua decisão de compra. Em comércios físicos e vendas presenciais, este é um elemento fundamental para venda.
Durante a conversa entre cliente e vendedor, não apenas o produto é mostrado, mas há também uma forte interação entre as partes envolvidas: o vendedor explica as características do produto, faz comentários, sugestões de uso, enquanto o cliente explica suas demandas, faz perguntas, pede informações, enfim, uma situação conversacional focada no produto.
A dúvida, então, é: como trazer esse momento tão crucial para a venda de produtos e serviços para o mundo virtual? Para responder essa questão é necessário, primeiramente, levar em consideração as formas e meios pelos quais as pessoas vêm interagindo online.
De acordo com o relatório divulgado pela CX Trends, em 2021, o contato entre clientes e empresas via WhatsApp cresceu 118% no último ano e mais de 80% dos consumidores experimentaram essa modalidade de comunicação apenas entre 2020 e 2021.
No âmbito Brasil, 99% dos consumidores utilizam smartphones para acessar a internet e 92% deles enviam mensagens por meio de aplicativos criados para essa função. O destaque fica com o WhatsApp, porém o Messenger e o Telegram também são importantes.
Mais focado no comércio, o relatório da Accenture consultoria aponta que mais de 80% dos brasileiros utilizam aplicativos de mensagem para fazer compras, em uma proporção que favorece as pequenas empresas, 64% compram delas através dos app de mensagem.
A vantagem é que são justamente estes canais que oferecem o ambiente ideal para o comércio conversacional, uma vez que a possibilidade de interagir em tempo real e espontaneamente permite que vendedores e clientes conversem de modo mais descontraído e que dúvidas e solicitações sejam atendidas sem esperas e delongas.
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A GV8 é especialista em marketing digital, por isso, separou dicas práticas para os comerciantes que desejam aumentar suas vendas e aproveitar ao máximo as potencialidades do comércio conversacional para atingir esse e outros objetivos com sucesso:
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