Desde 2021 o marketing de influência vem ganhando espaço em negócios dos mais variados segmentos. E a tendência em 2022 é que esse tipo de marketing se torne mais exigente nas suas performances, tendo um foco maior no engajamento verdadeiro!
Ao praticar ações por meio de indivíduos com influência ou liderança sobre clientes e marcas em potencial, o marketing de influência é capaz de interferir nas decisões de compra por meio do estabelecimento de uma relação de confiança.
Existem dois modelos de mídias para se praticar esse tipo de marketing: a mídia paga – em que influenciadores são remunerados – e a mídia conquistada – em que os influenciadores se envolvem tendo uma contrapartida não financeira.
Mesmo se tratando de maneiras diferentes de trabalhar, em ambas a celebridade deve possuir uma sinergia com a marca, um alinhamento que, no segundo caso, configura uma espécie de relações públicas, uma parceria que rende visibilidade e prestígio.
As empresas já conseguem perceber as vantagens do marketing de influência para divulgação de suas marcas e produtos. Empresas de marcas já reconhecidas e sólidas tem investido recursos nessa estratégia, pois os resultados são reais e vantajosos.
Existem algumas preferências que vão permanecer, tais como: a utilização do formato de vídeos mais curtos, o apoio a causas sociais, personagens com conteúdo criativo e relacionamentos mais a longo prazo, além da inclusão e diversidade, algo fundamental na atualidade.
Alguns pontos merecem destaque, tendo em vista que essa prática pode crescer em pelo menos 15 bilhões de dólares, segundo matéria divulgada pela Forbes no início deste ano.
Micro e nanoinfluenciadores têm chamado cada vez mais a atenção das marcas, muito por conta do nicho que conseguem atingir e, é claro, da maneira criativa com que trabalham, investindo em conteúdos relevantes e baixo custo de produção.
Os perfis que possuem entre mil e 10 mil seguidores são mais procurados devido à experiência autêntica que podem proporcionar, o que significa um público mais fiel.
A rotina das lives está presente nas redes sociais das mais diferentes marcas e negócios, algo que já vinha com muita força desde 2021 e, agora virá acompanhada do social commerce, ou seja, a própria interação entre consumidores e empresas.
O live streaming já está incorporado em redes sociais muito conhecidas como o TikTok e o Instagram, o que permite às marcas adicionarem links para compras em vídeos feitos ao vivo, facilitando o processo, já que não é preciso sair do app para comprar.
Outra tendência que se explica pelo ano da Copa do Mundo, é o crescimento de influenciadores esportivos, principalmente os jogadores de futebol, o que, obviamente, não exclui outras modalidades esportivas.
Assim, é preciso selecionar de maneira adequada o perfil que corresponda à sua marca para, assim, conseguir criar um conteúdo relevante e que atinja os objetivos esperados.
Outra previsão importante para 2022 é, justamente, a regulamentação desse setor, o que significa um processo com regras muito mais claras para todos e, consequentemente, resultados mais concretos, especialmente em plataformas como o YouTube e o Instagram – as mais expressivas no Brasil.
Segundo estudos da Tomoson, o retorno sobre o investimento em países com o método consolidado é de 6,50 dólares para cada 1 investido, já para empresas com um melhor resultado, esse número pode chegar em 20 para 1.
A quantidade de seguidores de um influencer é importante para o alcance da marca, mas o tipo de audiência é tão importante quanto.
Se o seu objetivo é a venda de produtos com um ticket de valor alto, contratar um influencer que seus seguidores não estão nesse segmento ou não tem renda para comprar uma marca mais cara, não faz sentido.
O Marketing de Influência pode ser usado para:
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