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INTENÇÃO DE BUSCA: OS 4 PASSOS DO MAPEAMENTO

Mapear a intenção de busca dos usuários da rede é essencial para se adiantar a elas e oferecer conteúdo, soluções e produtos sob medida para o consumidor.

Além disso, ao realizar um bom mapeamento sua empresa pode sair na frente da concorrência, o que é uma grande vantagem.

 

O que é intenção de busca?

 

Ao utilizar buscadores como o Google, os usuários possuem intenções determinadas, motivações. A pergunta que se coloca é “por que este usuário está pesquisando este tema?”

Por exemplo, ao pesquisar a palavra “engenharia”, um usuário pode ter a intenção de buscar informações sobre esse campo de conhecimento, buscar uma instituição para cursar Engenharia, buscar um profissional da área, buscar materiais relacionados a ela, como livros etc.

A Google, particularmente, investe muito dinheiro para mapear as intenções de busca de seus usuários, pois sabe que essa informação é valiosa às empresas, uma vez que sabendo o porquê de buscar por um assunto, é mais fácil criar conteúdos para converter o interesse em vendas.

Vale pontuar que a intenção de busca também muda com frequência: um acontecimento, um depoimento de uma celebridade, um meme, enfim, pode fazer com que um assunto antes não comentado vá parar nos trendtopics do Twitter, por exemplo, daí a pesquisa ser contínua.

 

Como fazer o mapeamento

 

Mapear a intenção de busca é na realidade identificar o que o usuário pretende encontrar quando realiza sua pesquisa. Entender cada uma delas permite direcionar as estratégias de Marketing Digital.

Então, vamos aos 4 passos:

  • Intenção informacional

Neste caso, determinado tópico é pesquisado, pois se deseja obter mais informações a respeito dele. Logo, é comum que as pesquisas sejam formuladas em forma de pergunta ou com marcadores linguísticos que remetam a elas.

Alguns exemplos são:

  • Como viajar para o Rio de Janeiro;
  • Qual a previsão do tempo para amanhã;
  • O que significa osmose;
  • Como é anexo em inglês, e assim por diante.

Há tópicos de busca que não se assemelham a perguntas, mas são também a busca por informações: “cotação do dólar”.

  • Intenção de navegação

Em geral, ocorre quando o usuário deseja ir a algum lugar, algum site na web, porém não sabe ou não deseja digitar a URL completa na barra de navegação. Neste caso, é comum que ele digite apenas o nome do site (exato ou aproximado) no buscador.

Alguns exemplos são: e-mail Gmail, site GV8, onde fica o estádio do Castelão etc.;

  • Intenção transacional

Quando um usuário entra no buscador já com intenção de comprar produtos e serviços ou mesmo para investigar onde comprar determinado bem, ele possui intenção transacional. O termo deriva da palavra “transação”, que aqui significa transação comercial.

É comum que nestes casos a pesquisa já tenha um recorte bem definido e os clientes busquem diretamente pelo produto desejado ou por lojas que o comercializem, por exemplo: Gol 2020 4 portas, comprar Iphone 8, fazer matrícula no curso de Enfermagem, Mapa Mundi Amazon, etc.;

  • Intenção comercial

Quando os consumidores possuem intenção comercial eles realizam suas buscas para obter mais informações e se decidir sobre comprar ou não determinado produto ou serviço. Isso significa que eles não pretendem comprar agora, mas estão interessados em fazer isso em breve.

Nestes casos, é comum que as pesquisas sejam feitas para comparar coisas e encontrar as melhores opções: Smartphone x Iphone, melhor faculdade de Belo Horizonte, livros de contos mais vendidos, boas peças de teatro em São Paulo, batom mate das celebridades, etc..

Leia, também esse artigo para entender uma parte da estratégia de marketing digital: Geração de Conteúdos X Resultados – Como esses temas se relacionam

 

Por onde começar?

 

Para as empresas que não contam com um departamento interno de marketing a melhor opção é a contratação de uma agência especializada que possui uma equipe multidisciplinar e especializada para atender toda a demanda de marketing digital desde o planejamento até o acompanhamento dos resultados.

Traçar os hábitos de consumo de seu público e ter estratégias que os aproximem de sua marca é o que toda empresa que deseja vender na internet busca. Então, não é possível desconsiderar as estratégias de SEO, a criação de link building, a geração de conteúdos, como parte do trabalho para alavancar as vendas na web.

Contar com uma agência especialista em marketing digital é essencial para captar as intenções de busca dos usuários, uma vez que para fazer isso é preciso atentar-se a diferentes métricas, como palavras-chaves mais buscadas e o que tem sido dito e feito por seus clientes e também no seu setor de atuação.

agência GV8 é referência no segmento e conta com centenas de cases de sucesso, por isso, se você deseja se adiantar às tendências e conquistar mais clientes para o seu negócio, conte com nossa expertise!

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