Notícias

LINK BUILDING É IMPORTANTE PARA MINHA ESTRATÉGIA DE SEO

O link building é uma estratégia bastante simples de explicar: por meio dele é possível conseguir links – chamados de backlinks – em outros sites que direcionem de maneira natural ou não para o seu, todavia, não é tão fácil de ser colocado em prática.

Assim, é preciso entender os conceitos por trás dessa estratégia para compreender o verdadeiro valor que essa estratégia pode agregar ao seu negócio!

Com o objetivo de conseguir maior relevância e popularidade na hora das buscas, o link building é capaz de gerar melhores posições na hora do ranqueamento, isso significa aumentar a autoridade e a reputação de um site.

Os links funcionam como fatores de classificação e estão ligados ao posicionamento das páginas – algo fundamental para as táticas de SEO, entretanto, é preciso que isso seja feito com cuidado, focando em conseguir links naturais em sites com boa reputação.

Prós e contras do link building

Alguns detalhes devem ser considerados na hora de criar uma estratégia de link building, já que se trata de algo que necessita planejamento, afinal, é preciso compreender onde exatamente a empresa agrega valor ao público.  Os links vão evidenciar a autoridade do site, por isso, é preciso:

  • Levar em conta o panorama atual do seu site e dos links que apontam para ele, a verificação dos backlinks é essencial;
  • Analisar quais sites estão linkados ao seu e procurar saber qual a reputação e autoridade deles. A página que recebe o link recebe parte da autoridade de quem direcionou.
  • A quantidade e qualidadade das páginas e a diversidade de domínios que tem links direcionados ao seu site são importantes para definir sua autoridade.
  • É chegada a hora de analisar quais páginas do seu site possuem mais links e quais páginas ainda podem receber links. Para a análise existem ferramentas específicas, como o próprio Google Search Console.
  • Os buscadores conseguem identificar se o link é realmente relevante, se ele faz parte do conteúdo ou se foi colocado apenas para ser um backlink.

A partir dos dados levantados pode-se verificar a posição das páginas que receberam backlinks, comparar os conteúdos e checar os links quebrados.

Além disso, existem alguns aspectos “negativos” que devem ser levados em consideração na hora de optar por essa estratégia. Confira:

  • Serviços de construção de link building prontos para uso podem não ser uma boa ideia, já que você paga por algo que não precisa, por isso é preciso buscar algo mais personalizado e de acordo com as suas necessidades;
  • Um conteúdo de qualidade é algo subjetivo, afinal, a criação de links e palavras-chave depende do tipo de texto criado, se é algo de interesse mais geral ou específico. Aqui é preciso levar em conta como as páginas aparecem no ranking de busca e;
  • O custo para a produção de um backlink varia muito, já que eles não são criados iguais, afetando diretamente a sua qualidade. Nesse sentido, o orçamento pode acabar saindo mais caro que o esperado.

Fica a questão – Será que vale realmente comprar link building? 

Todos esses “contras” podem ser driblados já logo de início ao definir as expectativas e metas, principalmente com relação ao orçamento, além de discutir as estratégias que serão utilizadas dependendo da campanha ou projeto. Lembre-se: tudo isso demanda atualização e criação regular do conteúdo!

Analisar, montar e prospectar backlinks é algo que exige muita pesquisa e conhecimento específico, e por esse motivo esse tipo de estratégia é elaborada por empresas que já trabalham com essas práticas: a Agência GV8 é uma delas.

Ao promover um serviço que se pretende atualizado, ou seja, que esteja inteirado das fontes que já deixaram seus links, além de encontrar menções sem backlinks, o direcionamento do link building para empresas com experiência em tráfego pode facilitar muito o trabalho, garantindo o sucesso das campanhas.

Com mais de 15 anos no mercado, a Agência GV8 oferece serviços de criação de sites institucionais e lojas virtuais, tráfego e anúncios para internet, gestão de mídias sociais, manual de identidade visual, desenvolvimento de vídeos animados e aplicativos.

Precisa montar uma estratégia de link building eficiente para seu site ou loja virtual? Entre em contato conosco, clique aqui.