Se você tem um negócio, seja ele pequeno ou grande, tem como principal objetivo gerar mais vendas, certo? Afinal, essa é a razão de ser de qualquer empresa. Para tanto, já pensou em usar o marketing sazonal?
Sim. Há diversas estratégias de marketing digital que podem ser usadas e, entre elas, existem aquelas focadas na sazonalidade.
Não sabe o que isso quer dizer? Prossiga a leitura e descubra o que é, suas vantagens e como criar campanhas de forma estratégica.
O marketing sazonal é um conjunto de estratégias direcionadas a promover produtos e serviços em uma específica data comemorativa, como o Dias das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, Ano Novo, entre outras.
O objetivo das ações é aproveitar a inclinação natural dos consumidores em realizar compras para elevar o potencial de vendas. Portanto, é uma prática valiosa para os negócios, mesmo porque alcançar a meta é dos maiores desafios, não é verdade?
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Além de ajudar a impulsionar as vendas em um determinado período, as estratégias, quando bem planejadas, auxiliam também no aumento da fidelização de clientes, que é outro fator importante para os negócios.
Outra vantagem é que ela também é usada para lançar ou relançar produtos ou serviços, abrindo oportunidade para o alcance de novos consumidores.
Mais um benefício é que a estratégia serve para fazer promoção dos mais diversos tipos de itens e serviços, desde que, mais vez, as ações sejam definidas com clareza.
Há muitas datas comemorativas no país. Contudo, existem algumas que são mais importantes que outras por terem um apelo emocional e comercial mais forte. Vamos citar 4 delas:
Natal – sem dúvida a época do Natal é uma das relevantes para promover as mais diferentes modalidades de produtos, pois o público que busca por um presente é variado. Desde o consumidor final a empresas, todos procuram dar um mimo para os funcionários ou alguém de sua convivência;
Black Friday – originária dos Estados Unidos, a Black Friday começou no Brasil em 2010 e, de lá para cá, tornou-se uma tradição;
Dias das Mães – quem não quer presentear essa figura tão importante? A grande maioria, não é mesmo? É por isso que ela está entre as mais lembradas e, consequentemente, uma das mais estratégicas em termos comerciais;
Agora que você já entendeu o que é marketing direcionado à sazonalidade, suas vantagens e conferiu 4 das melhores épocas, é hora de partir para ação, que é planejar as suas campanhas. Veja, a seguir, algumas dicas que irão ajudar nesse processo:
Identifique as melhores datas de acordo com o seu negócio. Embora as datas que mencionamos no tópico anterior sejam de elevada importância e democráticas, é preciso levar em conta também outras que fazem sentido para o seu negócio;
Escolha os produtos ou serviços que se relacionem com a data. É fundamental para o sucesso da campanha que eles estejam associados àquela data especial;
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Não se esqueça de estar preparado, ou seja, com o estoque em dia, logistica preparada e, é claro, com uma boa equipe de atendimento.
Quem gerencia um negócio muitas vezes não tem tempo suficiente ou conhecimento sobre as melhores práticas de marketing e mensuração de resultados. Daí, perde-se inúmeras oportunidades.
Como vimos, durante esse período é preciso colocar as estratégias em ação e acompanhar o desempenho e as métricas para ir melhorando essa performance. Por esse motivo, as empresas optam pela contratação de uma agência especializada em Marketing Digital,como a nossa GV8, que conta com uma equipe multidisciplinar especializada nas diversas estratégias, como campanhas pagas no Google e nas redes sociais, e-mail marketing, entre outras.
A agência GV8 compromissada com o cliente, propõe soluções efetivas para a divulgação de seu negócio na internet usando os recursos mais avançados e com a melhor relação custo – benefício.
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