A criação de relacionamentos é sempre algo valioso quando se fala em público e clientes. Assim, permitir uma relação mais duradoura e a entrega de feedbacks mais precisos são vantagens que a comunicação bidirecional pode trazer quando colocada em prática!
No marketing digital, a comunicação bidirecional nada mais é que a troca de informações entre prospects, clientes e marcas, ou seja, destinatários e remetentes aqui, estão em constante troca de papéis, permitindo um diálogo muito mais assertivo e democrático.
Dentre as inúmeras vantagens que esse tipo de comunicação pode oferecer para as marcas que as utilizam, é possível destacar quatro que são fundamentais para quem procura melhorar o seu negócio. Confira:
Conversas nas redes sociais tendem a ser muito mais descontraídas e amigáveis quando comparadas às comunicações corporativas. Nessas conversas com os clientes, as marcas mostram as pessoas que estão por trás do negócio e isso pode influenciar muito na percepção da marca e nas decisões de compra.
Leia, também: Humanização do e-commerce – o fator humano faz toda a diferença
Ao fazer com que os consumidores se sintam muito mais valorizados e até íntimos da marca, já que sua opinião e necessidades são valorizadas, incluindo-os no processo, a confiança aumenta e, consequentemente, as decisões pela compra tornam-se mais positivas.
Além disso, é preciso considerar que, um cliente feliz e satisfeito é capaz de fazer uma propaganda mais amigável da marca ou produtos que adquiriu, aumentando o número de vendas.
Conhecer melhor seus clientes e consumidores é essencial para pensar em estratégicas, mudanças e novidades para angariar ainda mais parceiros. Por meio da comunicação bidirecional é possível fazer perguntas diretas aos seus seguidores!
Hoje, essa é a maneira mais fácil para ter um entendimento maior sobre as opiniões, preferências, sugestões e preocupações dos seus clientes e, consequentemente, aplicar essas informações na melhoria de produtos, serviços e atendimentos.
Leia, também: Live commerce – uma nova realidade de venda online
Ao se tornar humana, a comunicação bidirecional tem como principal premissa a escuta que, quando levada em conta, faz com que o cliente se sinta realmente ouvido e considerado – todo esse processo ajuda a construir uma relação sólida e de confiança.
Nesse sentido, mesmo que haja algum problema de percurso, se o cliente já fora bem atendido antes, sua experiência positiva pode servir como um atenuante na hora do aperto, afinal, situações difíceis acontecem, mas se há o estabelecimento de uma comunicação clara, muito pode ser resolvido!
Pensada com mais ênfase dentro do contexto do marketing digital, a comunicação bidirecional fica mais difícil quando falamos do marketing tradicional que, em geral, trabalha com uma comunicação unidirecional, isto é, envia-se uma mensagem e não se espera uma resposta.
Isso significa que, para o marketing tradicional, obter informações é muito mais difícil. Por isso, ao estar completamente alinhada com as novas demandas do mercado, a comunicação bidirecional deve ser pensada e executada com bastante cuidado.
Apesar das excelentes vantagens, também é preciso assumir alguns riscos que fazem parte do pacote desse tipo de comunicação:
Mesmo assim, as vantagens superam os riscos, principalmente se todo o marketing digital for planejado e as estratégias escolhidas estiverem de acordo com o perfil do negócio. Por isso, é importante contar com o auxílio de uma agência de marketing digital especializada, como a GV8.
Alinhar as estratégias e a linguagem que será utilizada nessa comunicação biderecional é fundamental para trazer novos negócios para a empresa. Um time multidisciplinar e experiente como o nosso está compromissado em propor e implantar soluções sob medida para sua empresa.
Vamos conversar? Afinal, a boa comunicação é vantajosa, certo? Entre em contato conosco, clicando aqui.
Leia, também: Conheça os canais de venda para e-commerce mais promissores.
© Copyright GV8 Agência Digital - Todos os direitos reservados.