A pandemia de coronavírus, que teve seu início em 2020, alterou o comportamento do consumidor. E, embora tenha trazido muitas incertezas, foi responsável pelo surgimento de novas tendências do marketing digital para 2021.
Afinal, muitas empresas viram-se obrigadas a modificar e, em muitos casos, revolucionar suas estratégias de comunicação. Apesar disso, nem todas conseguiram se alinhar durante a crise para manter bons resultados.
O marketing digital é uma adaptação do marketing tradicional para o ambiente digital. É um conjunto de ações promovidas com o objetivo de comunicar com potenciais clientes e fidelizar os antigos pela internet.
Entre essas ações, é possível citar:
Pensando nisso, separamos 5 tendências do marketing digital para 2021 para você que deseja aumentar os resultados da sua empresa ou mesmo está planejando iniciar um novo negócio.
Uma das tendências do marketing digital para 2021, que ganhou ainda mais importância em decorrência das mudanças resultantes da pandemia, está relacionada à experiência do usuário que navega em um site ou página da web.
É fundamental garantir ao usuário um site funcional e responsivo. Adicione elementos interativos ao site ou rede social, como questionários, jogos, enquetes, vídeos, pesquisas e tudo mais que possa envolver ainda mais o consumidor.
Com certeza você já ouviu falar em influenciadores digitais, não é mesmo? Os macro e micro influenciadores são produtores de conteúdo que utilizam canais como blogs e redes sociais para influenciar comportamentos.
Não é de hoje que as marcas investem nessa estratégia para divulgar sua empresa ou ideal. Embora os números de seguidores sejam discrepantes, em muitos casos, o engajamento gerado por esses influenciadores pode ser muito mais relevante.
Nada melhor para uma empresa do que consumidores engajados em divulgar, de forma espontânea, uma marca, produto ou ideia. Por essa razão, o conteúdo gerado pelo usuário é uma das tendências do marketing digital em 2021.
Esse conteúdo pode ser um vídeo, imagem ou avaliação feita pelo consumidor, e não pela marca. É uma publicidade autêntica que gera proximidade, além de ser uma excelente alternativa para angariar e fidelizar novos clientes.
Em decorrência das medidas adotadas para evitar a propagação da doença, muitos consumidores passaram a priorizar a compra on-line. Segundo a Fecomércio, 76% dos brasileiros mudaram seus hábitos de consumo durante a pandemia.
Hoje em dia, diversas plataformas sociais já permitem que as empresas utilizem seus perfis como um canal de vendas. Oferecer produtos pelas redes sociais já é uma das tendências do marketing digital de 2021 com mais potencial de resultados positivos.
Os vídeos ao vivo se tornaram muito populares em 2020. Muitos artistas, em especial cantores, utilizaram esse recurso para interagir com o público e realizar shows musicais, muitas vezes com o patrocínio de grandes marcas e empresas.
Além de garantir visibilidade com o patrocínio para o setor artístico, consegue-se utilizar essa tendência do marketing digital para divulgar, em tempo real e com a possibilidade de interação, produtos e conhecimentos, por exemplo.
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O marketing digital oferece diversas ferramentas para empresas que desejam investir na comunicação on-line. Certamente, não há necessidade de utilizar todas elas. Mas, conhecer as possibilidades existentes é fundamental.
O planejamento estratégico é essencial para definir as ações mais indicadas para seu negócio. Nesse, momento a parceria com uma agência de marketing digital como a GV8 é essencial.
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