Na era em que a tecnologia comanda toda a interação entre marca e cliente, ficar atento às formas para criar um excelente engajamento no Instagram é o principal segredo para o sucesso dos negócios.
Engajamento vai além de um termo bonito, é um conceito que representa o mais novo recurso de marketing digital, ação cheia dos segredos que visa o crescimento e transformação de marcas.
Como se sabe, a dimensão da internet é imensurável e, para o grupo de pessoas que utiliza essa ferramenta como forma de promoção, seja pessoal ou profissional, isso representa grande competitividade.
Atualmente a melhor maneira de driblar o desafio da competitividade é através de um bom engajamento.
Engajamento nada mais é que a interação entre público e marca, logo, um bom engajamento é quando a interação entre as partes é tão notável que traz benefícios rentáveis. Isso acontece por meio de curtidas, comentários e compartilhamento de conteúdos postados.
Esse tipo de ação age quase que como um termômetro, permitindo que a marca compreenda como o seu produto é visto perante seu público alvo.
Um bom engajamento no Instagram traz diversos benefícios, como por exemplo:
A matemática por traz dessa dinâmica é simples: quanto mais pessoas curtem o conteúdo de determinada marca, cada vez mais o perfil é recomendado para outras pessoas, e é isso que colabora com a expansão da empresa.
Mas então, como de fato conseguir usufruir de todos esses benefícios?
Ter ciência da importância e das vantagens que um bom engajamento no Instagram traz, e então criar um perfil e administrá-lo de qualquer forma, não é o suficiente. Para ter êxito é necessário planejamento e dedicação.
Separamos aqui alguns segredos que com certeza podem trazer visibilidade ao perfil do Instagram de marcas de diversos setores socioeconômicos. Vejam a seguir:
Como já abordado anteriormente, a essência de um bom engajamento está nas curtidas, e não é segredo para ninguém que as pessoas só curtem o que elas gostam. No Instagram, rede social extremamente visual, as pessoas curtem o que elas acham bonito.
Por isso, o ideal é investir em boas fotos dos produtos ou serviços oferecidos, de modo que os mostre de maneira quase que cinematográfica.
Outra dica para garantir um visual legal para o perfil é trabalhar em cima de uma paleta de cores harmoniosa, que represente a personalidade da marca. Isso deixará o perfil padronizado, atrativo aos olhos e com identidade.
Por mais que essa rede seja visual e o intuito seja a postagem de mídias visuais, o Instagram também possui recursos de textos que devem ser utilizados, para que as pessoas compreendam a visão e personalidade de uma da marca.
A biografia, por exemplo, é o espaço onde deve haver, de forma objetiva, informações relevantes sobre a marca. É nesse campo que o primeiro contato do público com a empresa acontece, por isso é essencial ter atenção ao preenchê-lo.
O legal é colocar palavras-chave que descrevam a empresa e também aproveitar para apresentar o link do website oficial.
A legenda também é outro recurso que deve ter total atenção. É através dela que o público consegue perceber qual é o estilo de comunicação da marca. Procure escrever textos que descrevam o produto ou serviço prestado, num tom característico aos valores da companhia.
As pessoas amam ver no Instagram postagens perfeitas, quase que utópicas. No entanto, diante de movimentos que visam mostrar nas redes coisas mais realistas, as pessoas buscam curtir e compartilhar postagens as quais elas consigam relacionar com o cotidiano delas.
Por isso o ideal é conhecer seu público e buscar postar coisas que possivelmente impactarão eles. Um bom estilo de postagem que costuma conquistar a todos se trata das motivacionais e humoradas. Conseguir juntar os propósitos da empresa às postagens desse tipo é garantia de sucesso na rede.
Não basta criar uma página, postar coisas legais e sumir durante semanas ou meses. É importante ter dedicação diária, para que o perfil se desenvolva.
É importante que a marca pense que o perfil no Instagram é uma ferramenta de trabalho, um canal de comunicação instantâneo com o cliente, e que deixá-lo abandonado é o mesmo que abandonar o cliente.
Por isso, o segredo aqui é publicar posts diariamente, usar tags, responder comentários e mensagens diretas. Dessa forma o relacionamento com o público se manterá sólido e a credibilidade da marca aumenta.
É importante trabalhar na conexão da marca com o público, e a melhor forma de fazer isso é por meio da interação. O legal é criar posts os quais o público possa fazer parte, Como por exemplo, publicações com perguntas que possam ser respondidas nos comentários, enquetes divertidas, filtros personalizados, etc.
O Instagram possui inúmeras ferramentas de interações que podem e devem ser utilizadas para promover um ótimo engajamento, basta aproveitá-las.
Muitas empresas investem no planejamento, criação de post e gerenciamento dessas mídias contratando uma empresa de marketing digital para executar o trabalho. Entendem que especialistas podem auxiliar a gerar resultados mais rápidos, sem utilizar o tempo da equipe interna da empresa em uma tarefa que não dominam e a relação custo e benefícios é excelente. Pense nisso.
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