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CORES NO E-COMMERCE INFLUENCIAM NAS VENDAS

Ao se basear em estudos sobre técnicas comprovadas pela sua eficácia na hora da tomada de decisão das pessoas, a psicologia das cores no e-commerce é uma área que vem sendo cada vez mais estudada, justamente pelos resultados positivos que ela traz.

Se a aparência visual é responsável por mais de 90% das tomadas de decisão das pessoas no momento da compra, segundo pesquisa divulgada pelo Kiss Metrics, é preciso levar em conta que as cores realmente não estão para brincadeira.

Ao despertar sensações que se aliam ao apelo visual, as cores no e-commerce não devem ser utilizadas sem uma pesquisa prévia muito séria, afinal, cada cor é responsável por um impacto diferente.

Além disso, é preciso levar em consideração as dinâmicas da sua própria marca, ou seja, o que está na sua paleta de cores, quais cores combinam melhor e como o layout pode ser utilizado a seu favor.

Todos esses detalhes são levados em consideração quando se opta por utilizar a cor no e-commerce de maneira profissional e adequada às tendências atuais, já que, embora universais, as cores possuem significados que dependem da cultura em que estão inseridas.

 

Os diferentes papeis das cores no e-commerce

 

Antes de pensar em utilizar as cores a favor do seu negócio, é preciso conhecer o seu contexto. Por isso, pesquisar sobre o mercado e a cultura brasileira é muito importante, afinal, se cores como o vermelho simbolizam a paixão ou o perigo, em outras culturas como a islâmica, ela significa boa sorte.

Para além do aspecto cultural das cores no e-commerce, também é preciso se atentar a pelo menos mais 4 pontos fundamentais:

  • Qual o seu tipo de negócio e, consequentemente, as tendências visuais desse mercado. Saber disso pode ajudar a melhorar os seus projetos;
  • Qual o produto que você quer vender, afinal, é importante conhecer o que será oferecido para pensar em todas as maneiras possíveis de apresentação;
  • Quais são as cores mais utilizadas no seu ramo, já que muitas vezes escolher uma cor que pouco tem a comunicar a seu público, pode trazer resultados negativos e
  • Entender o perfil de cada cliente é fundamental, afinal as cores também dizem muito sobre o estilo de vida das pessoas.

 

Aplicação das cores na prática

 

O trabalho com a aplicação da teoria das cores no e-commerce não é feito por simples associação, é necessário que se saiba quais as sensações transmitidas por cada uma delas e, consequentemente, a sua aplicação. Veja alguns exemplos:

  • A cor preta costuma transmitir sensações associadas ao luxo, ao poder e a sofisticação, e por isso é muito utilizada por empresas que comercializam produtos com um alto valor agregado, passando, assim, a ideia de exclusividade, mas é preciso ter cuidado para não parecer muito sombria.
  • cor verde é responsável pela sensação de bem-estar, equilíbrio, saúde e esperança, podendo ser entendida como uma analogia ao semáforo verde, ela incentiva o processo de compra, já que transmite uma ideia de confiança, além de estar associada às questões ambientais e sustentáveis.
  • cor amarela remete à iluminação, alerta, vitalidade e criatividade, nesse sentido é utilizada para chamar a atenção, por exemplo, para destacar um valor promocional, mas é preciso ter cuidado para não exagerar, já que ela pode incomodar se utilizada com muita frequência.

Será que seu e-commerce está utilizando as melhores cores? 

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