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OS ERROS MAIS COMUNS DE DESIGN DE LOJAS E COMO EVITÁ-LOS

Ter um site de compras, é muito mais do que apenas desenvolvê-lo, colocá-lo no ar e esperar que os clientes te encontrem. Existem muitos processos e regras que precisam ser seguidos, para que o resultado esperado seja alcançado.

E qual seria esse resultado? Acho que não precisamos dizer!

Mas, é quase impossível falar em loja virtual sem relacioná-la com o seu objetivo principal: vendas!

Quem não quer mostrar ao mundo o produto/serviço que a sua empresa oferece?

E para fazer isso da melhor forma, separamos alguns erros de design que você deve evitar.

Nos tópicos a seguir, você irá ver, além dos principais erros, como o design de uma loja virtual pode interferir em todo o processo de compra.

Ah, a leitura é válida tanto para quem tem uma loja virtual, quanto para quem planeja ter uma!


Vamos lá?

 

Não usar as cores corretamente

Quando você acessa uma loja virtual, o que vê primeiro? Acreditamos que sejam as cores, pois são elas que nos direcionam a tomar decisões, certo?

Para te ajudar a entender, veja esse exemplo:

Imagine você em uma página de confirmação de compra, você já percebeu que a maioria dos botões são verdes e não vermelhos?

E na maioria das vezes você clica no botão verde, sem ao menos ler para onde ele irá te direcionar…

Sabe por quê? Porque o verde remete a algo positivo, enquanto o vermelho o inverso.

Por isso, na maioria das vezes, são as cores que nos indicam o caminho a seguir e é por esse motivo que precisamos utilizar elas corretamente

Claro que, isso não é uma regra. Algumas empresas, por exemplo, tem como cor predominante em sua identidade visual, o vermelho. Nesse caso, é preciso encontrar a cor que irá contrastar com ela, para no fim, ter a combinação perfeita.

Veja também: Cores no e-commerce influenciam nas vendas

 

Utilizar imagens de baixa qualidade

Outro erro muito comum em lojas virtuais, é a utilização de imagens de baixa qualidade.

O consumidor busca pelo máximo de detalhes ao comprar um produto pela internet. Isso não significa os detalhes técnicos, que são encontrados nas descrições, mas detalhes visuais.

Poder ver e tocar em produtos físicos é o que faz o consumidor se sentir seguro para realizar a compra e quando ele não tem isso, já que a compra é através da internet, é a qualidade da imagem que o fará tomar a decisão.

E não é só isso, boas imagens agregam valor a sua marca, além de garantir uma melhor experiência ao consumidor. Quem não quer poder ver com detalhes o produto que esta desejando?

Investir em boas imagens, é um dos melhores investimentos que você poderá fazer. Acredite!

 
 

Não ter uma estrutura visual organizada

A organização tem tudo a ver com o design de uma loja!

Se você acessar uma loja agora e não encontrar o campo de busca, como irá se sentir? Frustrado? Perdido?

A estrutura visual de uma loja precisa ser extremamente organizada, para que o visitante consiga encontrar o que procura.

E isso não é sobre somente o campo de busca, mas também as categorias, menus, botões de acesso e tudo que compõe uma loja e que compromete a sua usabilidade.

Uma loja desorganizada, dificulta que o visitante chegue ao seu destino final: a compra.

E você não gostaria de perder um lead por esse motivo, né?

Mas não se preocupe! Agora que você já sabe quais são os principais erros de design em uma loja virtual e como eles influenciam no processo de compra, temos certeza que você irá procurar por quem entende do assunto 😉