![](https://gv8.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/10/4.jpg)
O ano de 2021 foi marcado por boas notícias para o e-commerce brasileiro, não por acaso todos estão de olho nas tendências e expectativas para o e-commerce 2022, afinal o próximo ano será tão promissor e vantajoso quanto este que está prestes a acabar?
A GV8 responde!
Ao analisar os dados de 2021 é possível constatar crescimento, aumento de faturamento e lucros no e-commerce, uma métrica que se estendeu mês após mês. Os dados são da MCC-ENET e desenvolvido pela Neotrust e Movimento Compre & Confie:
Outro ponto que deve ser salientado é a participação do e-commerce no comércio varejista (mais de 13%) e a grande quantidade de empresas e lojas físicas que passaram a apostar no comércio por vias digitais, migrando para um modelo híbrido de negócio.
Vamos ao que interessa: o que esperar do e-commerce 2022. Quando os especialistas falam sobre tendências de mercado, eles têm em mente as previsões sobre os comportamentos de consumo que serão mais praticados no próximo período.
A importância de entender estes aspectos é enorme, pois ao prever (baseado em métricas e observação do mercado) o comportamento dos consumidores, ou seja, o que e como eles irão comprar, é possível apostar nas fichas certas para obter mais sucesso e lucro.
Cada vez mais pessoas compram por meio de redes sociais, não por acaso essas plataformas criaram “vitrines” e ferramentas para que lojistas possam vender diretamente nelas. Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 26% dos consumidores online compram pelo Instagram.
Essa é uma tendência que não irá desaparecer, ao contrário, ficará ainda mais forte em 2022, pois as plataformas irão oferecer ferramentas cada vez mais seguras e sofisticadas para atrair consumidores. Além disso, a importância dos influencers digitais não pode ser desprezada;
Por muito tempo marketplaces, como a Amazon, dominavam o mercado praticamente sem concorrentes. Hoje em dia, porém, a situação é outra e cada vez mais consumidores buscam e adquirem produtos em plataformas asiáticas, como AliExpress e Shopee.
Isso significa que oferecer seus produtos por meio delas é uma ótima alternativa, pois mesmo o Shopee, que é relativamente novo para os brasileiros, já se tornou um dos marketplaces mais buscados no país, vale a pena apostar nessas plataformas que estão surgindo com toda força;
O sistema financeiro aberto já é uma realidade e a tendência é que cresça ainda mais, mas o que significa open finance propriamente? Em poucas palavras, nele seu histórico de consumidor poderá ser compartilhado com qualquer instituição financeira, mediante sua autorização, claro.
A vantagem é que, ao acessar seus dados, as instituições poderão oferecer produtos e serviços exclusivos e segmentados, além de maior facilidade na obtenção de crédito, financiamento e parcelamento de valores, tudo baseado em seu histórico como cliente;
As mudanças na legislação e, especialmente, na Lei Geral de Proteção de Dados requer atenção dos lojistas, afinal, adequar-se a elas é essencial para evitar problemas. Em abril de 2022, por exemplo, haverá novos campos obrigatórios a serem preenchidos nas notas fiscais.
Conhecimento é o primeiro passo para produzir mudanças efetivas em direção ao crescimento do e-commerce em 2022. Analisar o que foi feito, as perspectivas do mercado, as novas tecnologias, as tendências e as parcerias com base em informações precisas faz toda a diferença para definir o caminho a ser trilhado
Para te auxiliar com conhecimento sobre e-commerce nosso blog está repleto de conteúdos úteis, como esses artigos:
A agência GV8 é especialista em soluções digitais e desenvolvimento de e-commerces de sucesso, pois conta com uma equipe altamente qualificada e experiente, pronta a analisar as necessidades da sua empresa e oferecer soluções sob medida.
Faça de 2022 o ano de crescimento de seu negócio na web, consolide clientes e atinja novos mercados.
Entre em contato com nosso atendimento , clicando aqui e faça seu négocio decolar.
© Copyright GV8 Agência Digital - Todos os direitos reservados.