Considerado como uma tendência muito positiva e com bastante potencial de venda por profissionais, estudiosos e comunicadores, o live commerce é uma modalidade de vendas que nasceu na China e que pretende revolucionar o e-commerce tradicional.
Ao sugerir uma forma de se destacar em um mar de produtos e concorrentes, ele apresenta um amadurecimento das vendas online, já que aponta para a capacidade de criação de conteúdos relevantes, além da interação entre marca e consumidor.
O live commerce se utiliza das estratégias de interação proporcionadas pelo streaming das lives, possibilitando, assim, um tipo de “comércio ao vivo” em que o vendedor apresenta produtos ou serviços com o intuito de criar mais engajamento no consumidor.
Ela também tem o potencial de ser um entretenimento, enquanto promove produtos. Outro detalhe importante é que não é necessário ser um influenciador ou blogueiro para fazer um live commerce de sucesso ou que transmita para o público segurança e confiança sobre o que está sendo vendido.
Essa modalidade de venda online já existe desde 2014, mas foi em 2020 que ela começou a se apoderar do mercado brasileiro. Por isso, seja para quem está começando ou aqueles que já possuem alguma experiência nesse tipo de negócio, vale a pena levar em consideração pontos como:
É preciso ter em mente qual o objetivo da live, que não serve só para vender um produto, mas para reforçar o reconhecimento da marca. Nesse sentido, a preparação de um roteiro é fundamental.
Outros detalhes que devem ser levados em consideração são: a escolha de um cenário atrativo, uma equipe de apoio, um apresentador (a) preparado para dialogar, além de equipamentos adequados – tudo isso pode ser pensado e executado por agências especializadas nesse tipo de serviço.
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Essa seleção faz parte de uma estratégia que começa com a organização do próprio roteiro do que será apresentado, é preciso levar em consideração, por exemplo, o que vale a pena ser vendido naquele momento e como apresentar isso para o consumidor.
Segundo levantamento da Wyzowl, pelo menos 96% dos possíveis consumidores procuram por vídeos explicativos para entenderem melhor sobre produtos ou serviços que vão adquirir, por isso, o live commerce é uma excelente forma para tirar dúvidas, promover diálogos e discussões.
A criação de promoções é uma das estratégias mais utilizadas das vendas, principalmente aquela denominada como relâmpago e que possui um tempo de duração, o que incentiva a compra de determinados itens e, consequentemente, a curiosidade do público.
A utilização de artistas, músicas e influenciadores pode fazer parte de algumas lives, podendo ajudar a chegar a cada vez mais pessoas.
A aproximação entre cliente e vendedor é algo largamente trabalhado nessa modalidade de venda, já que está muito próxima da experiência oferecida na loja física, por se tratar de um contato feito em tempo real.
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O live commerce é apenas uma das formas de se aproximar dos clientes, tendo em vista o mercado vasto que o ambiente online proporciona para os mais variados tipos de negócios. Por isso, estar preparado para as mudanças é fundamental!
A Agência GV8, por exemplo, é uma empresa que pode ajudar a aplicar novas formas de vendas e desenvolver o potencial de cada negócio, aumentando a visibilidade e auxiliando no posicionamento das marcas.
Para saber mais sobre os novos modelos de vendas pela internet e entender o que pode ser bom para o seu negócio, entre em contato com um dos especialistas da Agência GV8.
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